Swipe to the left

Não aguenta mais a Canelite? Leia este artigo!

Não aguenta mais a Canelite? Leia este artigo!
Por Beatriz Sanches 6 de outubro de 2020 1 Comente

A dor canela pode ser causada por fraturas de estresse na tíbia (tíbia) ou irritação nos músculos e tecidos da parte anterior da perna. A canelite, como é popularmente conhecida, é uma das lesões mais comuns em pessoas que praticam atividades físicas com foco nas pernas.

Corredores, jogadores de futebol ou futsal, jogadores de vôlei, basquete entre outros atletas, temem muito contrair a canelite, pois além das fortes dores, esse tipo de lesão também pode afastá-lo de suas práticas esportivas.

O que é a canelite?

A canelite é uma inflamação no osso da canela, tíbia ou nos músculos e tendões colocados neste osso.

Os exercícios físicos que geram impacto repetitivo na região na canela, como o futebol, corrida, ciclismo, ginástica olímpica e até mesmo a caminhada em esteira podem fazer com que a canelite se desenvolva.

Sintomas da canelite

Quando falamos em sintomas da canelite, o principal deles é a forte dor e sensibilidade na região da canela. Essa dor é constante e ocorre durante todo o dia e não apenas nos momentos em que o atleta está realizando as suas atividades físicas ou treinos.

Além disso, a condição faz com que a pessoa fique com dificuldades de caminhar, sem conseguir nem mesmo pisar no chão. Outro possível sintoma é o inchaço e a vermelhidão na região dolorida.

A dor característica da canelite vem do periósteo, uma camada que cobre a tíbia e a faz a ligação entre o osso e os músculos. Na maioria dos casos é o periósteo que inflama primeiramente.

Fatores de risco para o surgimento da condição

  • Maior intensidade do treino ou volume;
  • Iniciantes no esporte;
  • Falta de alongamento dos músculos da panturrilha;
  • Pés Hiperpronados e hipersupinados;
  • Correr inclinando o tronco para frente;
  • Tênis inadequado para seu tipo de pisada.

Como é feito o diagnóstico da canelite?

A canelite também tem duas fases, a aguda e a subaguda. O ortopedista poderá indicar com clareza em qual delas cada paciente se enquadra, por meio da observação de exames.

Fase aguda

Na fase aguda as dores são mais frequentes e o tratamento precisa ser mais intensivo para que se evite que o problema siga se agravando. Nesse caso, recomenda-se, inclusive, parar totalmente as atividades físicas que podem ter originado a condição.

Fase subaguda

Na fase subaguda as dores são menos intensas e é por isso que tratamentos mais paliativos tendem a amenizá-las e até curá-las. Além disso, nessa fase da doença, o atleta pode seguir realizando as suas atividades. A única orientação é que se reduza a frequência e a intensidade delas.

Pode ser necessário um maior cuidado nos treinos futuros e tomadas as medidas preventivas para evitar que o problema volte a acontecer em outras ocasiões, com a inflamação voltando a aparecer.

Canelite e síndrome compartimental

É importante também diferenciar a canelite da síndrome compartimental. Por terem sintomas e causas comuns, muitas pessoas tendem a confundir as doenças ou até mesmo a pensar que se tratam de sinônimos.

A síndrome compartimental, ao contrário da canelite que inflama o periósteo, faz com que ocorra um aumento de pressão nos compartimentos que são cobertos pela fáscia, um tecido composto de fibras que envolve todos os músculos do corpo.

tratamento-para-canelite

Quais são os tratamentos para a canelite?

O tratamento da canelite é bastante individual, ele não é exatamente o mesmo para todas as pessoas. Afinal, cada organismo age de uma forma e existem indivíduos que podem se curar rapidamente de uma inflamação e outros que precisam passar por tratamentos mais longos.

Repouso

Evite fazer atividades físicas que desgastam ainda mais a região da canela. Os exercícios podem deixar de serem feitos totalmente ou parcialmente, de acordo com a fase da doença.

LEDterapia

Esse tratamento utiliza de emissores de luz que incidem no local inflamado e fazem com que se melhore a microcirculação no local e o fluxo linfático.

A LEDtrapia também modula o estresse oxidativo e acelera a remoção do ácido lático. Isso tudo faz com que a canelite seja curada mais rapidamente.

A manta de LED Sportllux é um equipamento de LEDterapia muito indicado para canelite, pois as ondas dos LEDs amenizam a inflamação. É importante lembrar que o Sportllux pode ser usado também para a prevenção da condição.

Fisioterapia

A fisioterapia também pode utilizar de técnicas exclusivas da área, que fazem com que a inflamação ceda e que os movimentos na região da canela voltem a se movimentar corretamente.

Pés elevados

Quando está em repouso, recomenda-se que o paciente acometido pela canelite mantenha os seus pés elevados a uma altura acima do coração. Essa posição contribui para que o fluxo sanguíneo seja mais intenso e a inflamação se reduza.

Complicações da canelite

Também é importante ficar atento para as complicações da canelite. Isso porque, se os tratamentos não forem realizados corretamente, podem haver consequências mais graves.

Se mesmo com a canelite diagnosticada uma pessoa seguir fazendo exercícios da forma como fazia, poderá machucar os seus tecidos e também outros músculos da perna. Isso pode ocasionar lesões graves, que são corrigidas apenas com cirurgias e demandam bastante tempo de recuperação.

Além disso, a canelite também pode levar a fraturas dos ossos por conta do estresse na região. As fissuras no osso, que ocorrem por conta da inflamação, causam dores intensas e

quando acumuladas, podem levar a uma fratura completa da tíbia.

Quando posso voltar a correr?

Esse tempo depende das atitudes decorrentes do aparecimento do primeiro sintoma. Se você for persistente mesmo quando sentir dor durante o exercício, o processo de recuperação pode demorar.

É importante parar de se exercitar por pelo menos duas semanas e realizar o tratamento adequado para diminuir a probabilidade de sentir dor de canelite novamente.


Agora que você sabe um pouco mais sobre canelite, poderá gostar de ler também sobre dor nas pernas.

Publicado em: Lesões
Jussara Mendes 1 de dezembro de 2021 às 23:08
Ótima matéria. Parabéns! Amei as explicações, pois este é o meu problema e foi ótimo eu saber como tratar, pois até agora eu não encontrei nenhum ortopedista, que dessa atenção ao meu caso. As dores são muito fortes e o que tenho feito é passar pomadas como canela de velho, pois já tomei vários antiinflamatório e de nada adiantou! Meu plano é Assim Saúde!