Tecnologia usada no Sportllux

mecanismo-de-acao-da-luz

Tecnologia usada primeiramente por cientistas da NASA, a LEDterapia (ou fotobiomodulação) é a aplicação de luzes vermelhas e infravermelhas sobre lesões para processos naturais de cura, alívio da dor, recuperação muscular e aumento da performance esportiva.

Todas as células eucarióticas do corpo têm uma ou milhares de casas de força celulares chamadas mitocôndria. As mitocôndrias são responsáveis ​​por fornecer a maior parte do trifosfato de adenosina (ATP) necessário para a produção de energia das células. O ATP é o químico responsável pela liberação de energia nas células, que promove funções celulares e fisiológicas, incluindo cicatrização, reparo tecidual e alívio da dor.

Quando uma célula é danificada por lesão ou trauma, a eficiência da mitocôndria é inibida ou interrompida. Como resultado, haverá uma redução na produção de ATP. A redução do ATP diminuirá drasticamente o tempo de cicatrização da célula. 

Vários resultados positivos ocorrem quando a citocromo-C oxidase (CCO) dentro das mitocôndrias absorve luz vermelha e infravermelha próxima.

Primeiro, a absorção de CCO da luz aumenta a produção de ATP por meio da cadeia respiratória (núcleo das mitocôndrias). Segundo, o ATP gera um oxidante leve (ROS) que sinaliza para reparo celular. Terceiro, a produção de ATP libera óxido nítrico (NO), o que resulta em melhor circulação sanguínea, função celular e comunicação em rede celular.

efeito-do-led

Quer saber mais? Conheça 6 benefícios da LEDterapia.