Swipe to the left

Como o chocolate pode afetar o rendimento esportivo?

Como o chocolate pode afetar o rendimento esportivo?
Por Marília Barga | Time Sportllux 28 de março de 2024 Sem comentários

Quando se pensa em chocolate, logo se imagina que ele é um vilão para o atleta, mas você sabia que segundo estudos, o chocolate, em doses adequadas de cacau (cerca de 70%) pode servir como aliado ao bom desempenho esportivo?

Com a chegada da Páscoa e com a variedade de ovos preenchendo as gôndolas do mercado, a vontade de comer o doce cresce, e quem busca manter a boa forma, pode passar por verdadeiros apuros ao tentar fugir da guloseima.

A boa notícia é que escolhendo o chocolate certo, e comendo na quantidade adequada, você não passará vontade e ainda terá uma melhora no seu rendimento esportivo. Chocolate e o rendimento esportivo podem sim ser uma boa combinação, e vamos te mostrar porquê. Confira a seguir. 

Propriedades benéficas do chocolate

O chocolate, quando apresenta teor de cacau acima de 70%, e consumido na quantidade máxima de 30g, apresenta substâncias bioquímicas que beneficiam o organismo. Segundo os especialistas, o importante é evitar os excessos, para evitar o ganho de peso, diabetes e outras condições, como acne. 

Melhora a saúde em geral

Os flavonoides são encontrados no cacau. Eles são poderosos antioxidantes que podem melhorar a saúde do coração e a função cognitiva. Além disso, auxiliam no controle da pressão arterial e na melhoria do fluxo sanguíneo, o que pode ser benéfico para atletas e para quem pratica exercícios físicos regulares.

Faz bem ao coração

A teobromina presente no cacau é semelhante a cafeína, mas tem um efeito estimulante mais leve. Ela atua principalmente no sistema cardiovascular, aumentando a frequência cardíaca e dilatando os vasos sanguíneos, e assim pode ajudar a baixar a pressão arterial.

Aumenta o rendimento esportivo

A substância presente no cacau, epicatequina, também é um flavonoide que, segundo estudos, ajuda na estimulação muscular. O estudo conduzido pela Universidade Estadual de Detroit, nos Estados Unidos, concluiu que se o doce é combinado às atividades físicas, a performance é até 50% melhor.

Diminui o estresse

A teobromina, feniletilamina são substâncias conhecidas por induzir a liberação de endorfinas e aumentar os níveis de dopamina no cérebro, contribuindo para sentimentos de bem-estar e felicidade.

Regula o metabolismo

O cacau é uma boa fonte de magnésio, um mineral essencial para mais de 300 reações bioquímicas no corpo, incluindo a função muscular e nervosa, regulação da pressão arterial e suporte ao sistema imunológico.

Incluir chocolate na sua alimentação diária pode trazer diversos benefícios para a saúde, tornando o doce um excelente aliado e deixando você livre para aproveitar a Páscoa sem qualquer culpa.

Se você quer melhorar ainda mais o rendimento esportivo, conheça nosso e-book gratuito: Sportllux: Campeã no Recovery Muscular

 campeã no recovery muscular