Swipe to the left

A alta performance na dança

A alta performance na dança
Por Marília Barga | Time Sportllux 20 de março de 2024 Sem comentários

Em todos os esportes de alta performance, há a colaboração de equipes multidisciplinares que incluem especialistas em treinamento, tais como educadores físicos, fisioterapeutas e nutricionistas, entre outros, dedicados ao aprimoramento dos atletas. 

No campo da dança, poucos estudos são realizados para melhorar a performance física do praticante, porém, a correta preparação física em bailarinos é essencial para garantir uma boa performance e garantir que espetáculos, shows, etc. continuem a encantar gerações. 

Bailarinos, seja em ballet clássico, dança contemporânea, ou qualquer outro estilo, estão sujeitos a uma variedade de lesões devido à natureza física e às vezes exigente de sua arte. A prevenção dessas lesões envolve técnicas adequadas e o conhecimento é o melhor instrumento para garantir a alta performance na dança. 

Risco de lesões mais comuns em bailarinos

Quem busca a alta performance física na dança está sujeito a sofrer com lesões e overtraining como em qualquer outra prática física. 

O risco de ocorrer uma lesão crônica, devido ao excesso de repetição de movimentos, é elevado. Além disso, a pressão para ensaiar extensivamente a fim de aprimorar a técnica também aumenta o risco de lesões. 

Nesse cenário, um estudo identificou uma alta incidência de lesões nos membros inferiores entre bailarinos, com a maior parte das lesões ocorrendo no tornozelo, seguido pelo joelho e pelo pé. O uso de sapatilhas de ponta por um número maior de anos e dias por semana foi associado a um maior risco de lesão. Por outro lado, o uso de acessórios para membros inferiores durante aulas e ensaios, bem como a participação em programas de fortalecimento adicional, mostraram-se fatores de proteção significativos​​.

Os bailarinos enfrentam vários riscos de lesões devido à natureza física intensa da dança. Em resumo, algumas das lesões mais comuns incluem:

  • Lesões nos tornozelos e pés, como entorses e fraturas por estresse, devido a saltos e aterrissagens.

  • Lesões no joelho, incluindo a síndrome da dor patelofemoral, devido à repetição de movimentos que colocam pressão sobre essa articulação.

  • Lesões nas costas, como distensões musculares e problemas na coluna vertebral, causadas por movimentos que exigem flexibilidade e força.

  • Lesões no quadril, incluindo bursite, resultante de movimentos de extrema amplitude.

Como melhorar a performance física na dança?

Um preparo físico adequado reduz significativamente o risco de lesões, mesmo em atividades de alto rendimento. Para melhorar a performance física na dança, separamos algumas dicas que podem ajudar. Confira a seguir. 

Fisioterapia

Um estudo intitulado "Effectiveness of physiotherapy interventions for injury in ballet dancers: A systematic review", investigou a eficácia de intervenções fisioterapêuticas no tratamento de lesões em bailarinos de balé. 

O estudo sugere que as intervenções fisioterapêuticas podem ter um impacto positivo em diversos aspectos, incluindo redução da dor, aumento da amplitude de movimento e melhora do status funcional, embora destaque a necessidade de mais pesquisas de alta qualidade para confirmar esses resultados.

Fortalecimento muscular

Focar em exercícios que aumentam a força dos músculos relevantes para a dança, como agachamentos e exercícios de core, contribuindo para melhorar a estabilidade e a execução de movimentos complexos.

Flexibilidade e Mobilidade

Incorporar alongamentos estáticos e dinâmicos regularmente pode aumentar a flexibilidade, permitindo que os dançarinos executem movimentos com maior amplitude e menor risco de lesões.

LEDterapia

A LEDterapia é usada para promover a recuperação muscular, a prevenção de lesões, reduzir inflamações e dor, contribuindo para a melhoria do desempenho físico ao facilitar o recovery muscular. 

Prática e Técnica

A prática consistente, especialmente focada na técnica, ajuda na precisão dos movimentos e na prevenção de hábitos prejudiciais que podem levar a lesões.

Recuperação e Descanso

Estratégias de recuperação, como sono adequado, massagem e dias de descanso programados, são essenciais para evitar a fadiga e promover a reparação muscular.

Leia mais: 7 cuidados pós-treino que você precisa incluir na sua rotina

Alimentação e Hidratação

Uma dieta equilibrada rica em nutrientes essenciais suporta a energia necessária para a prática e auxilia na recuperação muscular. Manter-se hidratado é crucial para o desempenho e a recuperação.

O condicionamento físico desempenha um papel essencial no treinamento de bailarinos. Dançar demanda considerável resistência cardiorrespiratória, potência muscular, agilidade e sincronia de movimentos. Um preparo físico correto contribui para o aprimoramento da técnica de dança, prevenção de danos físicos e maximização da performance artística.

Temos certeza que seguindo essas dicas você irá potencializar seus resultados!

Se você gostou desse conteúdo, irá gostar também do nosso e-book: Sportllux: Campeã no Recovery Muscular 

 recovery muscular 

 

 Gostaria de deixar a sua sugestão? Escreva nos comentários!