Swipe to the left

Futuro da fisioterapia: conheça as novas perspectivas da profissão

Futuro da fisioterapia: conheça as novas perspectivas da profissão
Por Marília Barga | Time Sportllux 13 de dezembro de 2023 Sem comentários

A fisioterapia tem ganhado espaço nos últimos anos, devido ao aumento da expectativa de vida da população e também da conscientização sobre o que ela faz e sua importância na hora da prevenção e tratamento. Além disso, tem exercido papel cada vez maior nos tratamentos integrativos, trazendo melhores resultados para os pacientes.

A fisioterapia é uma profissão que visa melhorar a qualidade de vida, reabilitando os movimentos que se pretende realizar, abrangendo as esferas: social, física, mental e ambiental.

Além disso, agora passa a envolver telereabilitação, gamificação, inteligência artificial e sistemas sensoriais vitais baseados em movimentos.

O aumento da informação e conscientização tem permitido que o fisioterapeuta gere não apenas um tratamento curativo, mas um regime profilático. Esta importância será enfatizada ainda mais nas próximas décadas, já que a fisioterapia não é apenas uma abordagem que serve apenas para depois da doença, mas também antes.

O que se espera do futuro da fisioterapia?

O futuro da fisioterapia terá uma gestão integral e visão holística do paciente. Veja a seguir alguns fatores que tendem a mudar e/ou permanecer nos próximos anos:

Fisioterapia irá perdurar

Ao contrário de muitas profissões que deixam de existir com o passar dos anos, a fisioterapia irá perdurar, é o que nos conta Anton Barnet-Harris, CEO do Conselho Australiano de Fisioterapia:

“Embora os avanços tecnológicos e os impactos na saúde e no bem-estar dos pacientes mudem profundamente a fisioterapia, a sabedoria humana e a interface humana permanecerão sacrossantas. A tecnologia é apenas o kit de ferramentas para um tratamento melhorado centrado no ser humano… com uma gama maior e diferente de brinquedos para brincar.”

Embora novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, por exemplo, estejam preocupando profissionais de todo o mundo, a fisioterapia ainda estará na vanguarda dos cuidados de saúde daqui a 30 anos. Esse valor significa muito, tendo em vista que o Fórum Econômico Mundial prevê que 65% das crianças que ingressam na escola terminarão em profissões que ainda nem existem.  

Manual de instrução individualizado

A Associação de Fisioterapia Australiana diz que até 2040, cada ser humano terá seu próprio manual de instruções personalizado e constantemente atualizado, cobrindo o corpo, a saúde e a mente com diagnósticos em tempo real (raio X pessoal, ressonância magnética, ultrassom, exames de sangue, PET e tomografia computadorizada), e um sistema de orientação codificado por cores para dores, problemas e doenças. Os fisioterapeutas usarão esses dados para planejar, realizar e avaliar tratamentos.

Pré-habilitação

Até 2045, a reabilitação após doença será, na sua maior parte, coisa do passado. O maior trabalho do fisioterapeuta será na pré-habilitação – identificar e tratar a doença antes que ela se apresente, em primeiro lugar, uma mudança paradigmática que faz com que a intervenção fisioterapêutica deixe de ser responsiva e passe a ser proativa e preventiva. Os fisioterapeutas trabalharão dentro e fora do corpo do paciente.

Novas áreas de atuação

Segundo o COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) atualmente existem 16 especialidades dentro da fisioterapia que são reconhecidas pela entidade que regulamenta a profissão. A última a ingressar na lista foi a fisioterapia acupuntura. Isso significa que em breve os fisioterapeutas poderão se especializar em novas áreas de atuação.

Aumento da demanda

Segundo dados do IBGE, o Brasil terá quase 70 milhões de idosos em 2050 (Cerca de 30% da população). Com o envelhecimento da população, é natural que aumente a necessidade da atuação de fisioterapeutas, mas além disso, com o acesso à informação, muitas pessoas estarão buscando a fisioterapia como medida preventiva para várias doenças, o que irá gerar o aumento de demanda em todas as faixas etárias.

Novas tecnologias

As novas tecnologias serão aliadas do trabalho do fisioterapeuta. Alguns profissionais já usam algumas dessas ferramentas, e tudo indica que estarão cada dia mais presentes na rotina do profissional, como:

  • Aplicativos de exercícios e treinamento, uma forma de transmitir protocolos personalizados e acompanhar o progresso do paciente.
  • Exoesqueletos, que ajudam a melhorar a força e a mobilidade.
  • Reabilitação virtual ou telereabilitação, leva o serviço de saúde às pessoas que necessitam deles em casa.

Entre outras.

LEDterapia

Presente no Brasil há 5 anos por meio das mantas de LED Sportllux, a LEDterapia já consta como protocolo de tratamento essencial para os fisioterapeutas do Brasil e do mundo. O tratamento por meio das luzes seguirá como protocolo na prevenção de lesões e recovery muscular.

Leia também o e-book gratuito: 7 razões para usar o Sportllux na clínica de fisioterapia

 razões para ter sportllux na sua clínica

Uma coisa é certa, o futuro trará inovações e mudanças, mas os elementos humanos do serviço de fisioterapia continuarão a ser fundamentais para complementar as ferramentas digitais.

Se você gostaria de tirar alguma dúvida ou fazer alguma sugestão, escreva para a gente nos comentários!