Swipe to the left

Confira tudo sobre a distensão muscular

Confira tudo sobre a distensão muscular
Por Beatriz Sanches 6 de outubro de 2020 2 comentários

A mais comum das lesões musculares (quase 90%) é a distensão ou estiramento muscular. Não pense que ela é privilégio de atletas: ninguém está livre desse tipo de lesões e suas causas são inúmeras.

Os principais fatores de risco são, a idade, lesão muscular pregressa da mesma região, etnia, sobrecarga, desequilíbrio de forças e alteração na capacidade de alongamento do grupamento muscular em questão.

Além de obesidade, falta de aquecimento prévio a uma atividade física e cansaço extremo, que também são apontados como fatores que influenciam na distensão muscular.

Como ocorre?

Didaticamente falando, durante algum movimento brusco ou além do condicionamento, esse esforço rompe fibras musculares em um músculo ou tendão que se liga ao osso.

Como é a dor da distensão muscular?

Você geralmente sentirá um incômodo assim que isso acontecer. Ela pode machucar. Além da dor repentina, você pode sentir uma dor persistente na área, hematomas, inchaço, fraqueza, rigidez, espasmos, movimento limitado da área e talvez até uma sensação de "nó".

Se a distensão for leve, você provavelmente sentirá apenas rigidez e dor; entretanto, se a distensão for grande, você poderá sentir mais dor e mais dificuldade em usar o músculo antes que ele cicatrize.

Será que sou predisposto?

Esse tipo de lesão pode acontecer com mais frequência em atletas profissionais dos mais variados esportes (futebol, vôlei, tênis), amadores ou praticantes de atividade física, e pacientes maiores de 40 anos, que fazem uso de alguns tipos de remédios (da classe estatinas para controle do colesterol principalmente) e que não dormem direito.

Graus de distensão muscular

Assim como todas as lesões musculares, as distensões são graduadas de maneiras diferentes:

Geralmente a distensão tem mais duas subdivisões: aguda e crônica.

As contusões musculares são exemplos de distensão aguda, pois os músculos e tendões são requeridos a fazer uma contração de forte intensidade, ou quando realizamos um movimento abrupto.

No caso da distensão crônica, ela tem a ver com exercícios repetitivos e prolongados, que “forçam” os mesmos músculos, como no caso dos corredores e ciclistas.

Como tratar a distensão muscular?

  • Descanso: Dê uma pausa ao músculo tenso por pelo menos um dia inteiro . Se estiver na perna, por exemplo, evite andar. Em geral, fique longe de qualquer atividade que cause mais dor ao músculo lesionado.
  • Gelo: Aplicar gelo na região ajudará a reduzir a inflamação, que causa mais dor e retarda a cura. Cubra a área ferida com uma bolsa de gelo enrolada em uma toalha fina por cerca de 15 a 20 minutos.
  • Compressão: Colocar uma bandagem elástica ao redor da área também pode ajudar a reduzir o inchaço.

  • LEDterapia: Consiste na aplicação de LEDs vermelhos e infravermelhos na área afetada por 20 minutos. Com função curativa, melhoram a qualidade do tecido que está em sofrimento, ajudando a se regenerar. Também promovem ação analgésica e anti-inflamatória, sendo assim um coadjuvante importante no processo de recuperação funcional e reequilíbrio muscular e articular.

Saiba mais sobre esse tratamento, conheça a manta de LED Sportllux.

  • Elevação: Elevar a área lesionada pode aliviar a tensão. Por exemplo, enquanto está sentado ou reclinado, você pode empilhar travesseiros para elevar a perna.

Lembre-se que retorno à atividade física deve ser gradual, pois a fibra tem que se recondicionar para se prevenir de uma nova lesão.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre distensão muscular, poderá gostar de ler também sobre dores musculares.


Conseguimos esclarecer as suas dúvidas sobre o tema? Se ainda estiver com dúvida, escreva nos comentários!

Publicado em: Lesões
Alexandre Toledo 13 de março de 2022 às 07:45
Excelente explicação! Ajudou bastante.
Poderia esclarecer se, nesse caso, massagem é recomendada?
Jacqueline Ribeiro 3 de maio de 2022 às 13:29
Olá Alexandre, boa tarde! Como vai? ;)

A princípio o ideal seria identificar qual o grau da sua distensão, assim o profissional irá indicar o melhor protocolo de tratamento. :)