Swipe to the left

Dor muscular tardia: porque os músculos doem após os treinos

Dor muscular tardia: porque os músculos doem após os treinos
3 de junho de 2021 Sem comentários

Se você se exercita, provavelmente já vivenciou a dor muscular tardia. Não importa se você é novo no treinamento físico ou se o pratica há anos. Exercícios vigorosos podem danificar os músculos, causando rigidez e dor, um ou dois dias após o exercício.

Muitas pessoas querem saber como evitar a dor muscular de início tardio. Nem sempre é evitável, mas há coisas que você pode fazer para reduzi-la e aliviar a dor.

O que é dor muscular tardia?

A dor muscular tardia ou dor muscular de início tardio (DMIT) é a dor muscular que a maioria das pessoas sente após um treino comum ou de alta intensidade, uma atividade física ou qualquer tipo de exercício que coloque cargas incomuns nos músculos. 

Geralmente atinge o pico 48 a 72 horas após o treino, pois seu corpo realmente começa a trabalhar no processo de reparo das fibras musculares que foram rompidas durante o exercício.

É uma experiência familiar para atletas de elite ou novatos. Embora a dor muscular tardia seja considerada um tipo de lesão leve, é uma das razões mais comuns para o comprometimento do desempenho esportivo.

O que causa a DMIT?

Um equívoco comum sobre isso é que é causado por um acúmulo de ácido lático. A dor muscular tardia é ruptura de miofibrilas (distensões musculares). O microtrauma resulta em uma resposta inflamatória com fluido intramuscular e alterações eletrolíticas.

Sabemos que os marcadores bioquímicos (como a creatina quinase e a desidrogenase láctica) estão no sangue dos portadores de DMIT, o que é consistente com o rompimento das fibras musculares.

Quais são os sinais e sintomas?

Os sinais e sintomas da DMIT podem começar a ocorrer após 12 a 24 horas de treino e a dor se intensifica após 24 a 72 horas.

  • Músculos doloridos ao toque;
  • Rigidez dos músculos e articulações;
  • Amplitude de movimento reduzida;
  • Inchaço;
  • Perda temporária de força muscular.

Dor muscular tardia vs Dor muscular comum

Desconforto (dor e inchaço dos músculos) e atividades físicas extenuantes andam de mãos dadas. Qualquer pessoa que queira ganhar resistência ou aumentar a força muscular deve sair de sua zona de conforto. Às vezes, o desconforto é temporário por natureza e começa durante ou imediatamente após o treino. Isso é conhecido como dor muscular comum ou fadiga muscular.

Às vezes, pode não sentir nenhum tipo de dor ou desconforto até um ou dois dias após uma sessão de treinamento de força. Isso é conhecido como dor muscular tardia.

Com a DMIT você se sente mais dolorido no segundo ou terceiro dia após realizar uma atividade física intensa. O estranho sobre a DMIT é que ela não se manifesta até 24-48 horas após uma ação muscular excêntrica intensa e / ou incomum.

Dor muscular tardia pode ser evitada?

Embora ficar dolorido após um treino possa parecer um resultado comum, a DMIT pode ser evitada fazendo algumas atividades antes e depois de um treino de alta intensidade.

Uma maneira de evitar isso é começar o treino com uma rotina de aquecimento leve. Isso pode reduzir a chance de ocorrência de DMIT e, quando isso ocorre, pode ajudar a reduzir a dor.

Após o treino, reserve algum tempo para se acalmar e se alongar por alguns minutos para também reduzir a possibilidade de ter DMIT. Outra boa dica é comparar a temperatura do seu banho após o treino, isto é para alternar a vasodilatação e vasoconstrição do suprimento de sangue dos músculos para garantir que os nutrientes do fluxo sanguíneo sejam transferidos para os músculos.

como-se-livrar-da-dor-muscular-tardia

Como se livrar da DMIT? 

Reidrate ou mantenha-se hidratado

O desequilíbrio eletrolítico pode causar desconforto muscular, como espasmos, fraqueza, espasmos, cãibras e convulsões. Esta é a razão pela qual é preciso se manter hidratado durante todo o exercício.

Faça uma massagem

A fim de minimizar o desconforto no corpo, a massagem demonstrou desempenhar uma função vital. Muitos de seus músculos podem até ser massageados, pode ser após um banho, ou também durante o banho, apenas esfregue suas panturrilhas, tendões, quadríceps, bíceps e assim por diante para ajudar a aliviar a dor.

Use a LEDterapia

A aplicação da LEDterapia após o treino pode ajudar a reduzir as dores musculares nos dias seguintes. Por ser um dano muscular e uma combinação de metabólitos em níveis mais elevados, que causa um processo inflamatório,a LEDterapia pode ser uma excelente escolha, indolor e não medicamentosa para o alívio das dores.

A explicação está na vasodilatação combinada com o aumento da energia celular durante o tratamento, as luzes emitidas aumentam a capacidade dos mediadores inflamatórios de chegar à área afetada, permitindo uma resolução mais rápida da inflamação e reduzindo a dor causada pelo dano muscular. Reparar rapidamente os danos causados ​​por um treino também ajuda a prevenir lesões mais graves no futuro.

Confira: 3 estudos que comprovam a eficácia da LEDterapia para dor muscular!

Analgésicos tópicos

Analgésicos tópicos à base de mentol e aqueles com arnica podem ajudar a aliviar a dor da DMIT. É possível aplicar esses produtos topicamente na região dolorida.

Durma bem

O sono é uma ferramenta muito poderosa para prevenir a DMIT e construir músculos e também é importante para um estilo de vida de bem-estar. Nas fases profundas do sono, os produtos químicos de construção muscular, como o hormônio do crescimento humano, são liberados naturalmente pelo corpo. Para realmente ajudar o corpo a se curar do exercício, esforce-se por um mínimo de 7 horas de sono.

Faça exercícios leves

Exercícios leves, como alongamento e pequenas rotinas de aquecimento, também podem ajudar a aliviar a dor muscular.


Leia também: Como acelerar a recuperação muscular?