Swipe to the left

5 dicas para evitar as dores no home office

5 dicas para evitar as dores no home office
Por Beatriz Sanches 3 de junho de 2020 Sem comentários

O coronavírus continua a impactar enormemente nossas vidas, incluindo como e onde trabalhamos. Erros na postura durante o trabalho home office vêm agravando episódios de dores principalmente nas costas e pescoço. Felizmente, os principais fatores que afetam a postura e causam dores no home office, estão dentro da capacidade de controle e são fáceis de mudar.

No ambiente de trabalho, o mobiliário e equipamentos são mais adequados para permanecermos sentados, na frente de um computador por longos períodos. Além disso, como estamos em um ambiente com outras pessoas, nos preocupamos com nossa postura, aparência e instintivamente nos mantemos firmes, retos, para deixar uma aparência mais fortes.

Em casa, a tendência natural é não se preocupar com nada disso. Muitas pessoas passam o dia todo de pijama, no sofá e com o notebook no colo. Depois de algumas semanas, com certeza estarão reclamando de dor, principalmente nas costas, ombros, região lombar e pescoço.

Quais são os tipos mais comuns de dores no home office?

Dores na região lombar

Quando ficamos sentados por muito tempo e não fazemos exercícios regularmente, os músculos da nossa anatomia trabalham menos do que o habitual, causando uma sobrecarga nas estruturas rígidas (ossos, cartilagem, articulações) da coluna lombar.

Dores nas costas e no ombro

Nossa postura, seja sentado, em pé, correndo ou andando, é o resultado de um trabalho interativo dos músculos, tendões, articulações e ossos. Todas as estruturas trabalham ao mesmo tempo.

Mesmo se você começar o dia sentado corretamente, com as costas firmes, em 90 graus, cabeça ereta, músculos e tendões trabalhando, leva apenas 10 a 15 minutos antes que seu corpo se acomode em uma má postura, relaxado, o que pode levar a lesões e as dores no home office.

Quando trabalhamos longas horas “meio tortos”, em má postura, alguns músculos e ossos acabam trabalhando mais do que deviam, causando dor. Músculos das costas, na região do trapézio, músculos ao redor do pescoço e na região dos ombros são os mais afetados.

Dores na cabeça e no pescoço

O trabalho remoto também é responsável por uma recente onda de dor de cabeça e pescoço. Olhar para uma tela mal posicionada causa estresse em sua coluna cervical, levando a dor de cabeça e pescoço.

A cabeça humana pesa cerca de 5 quilos, mas quando inclinada para baixo, digamos 45 graus, o peso na coluna cervical aumenta exponencialmente, colocando um excesso de tensão no pescoço.

Dores no pulso

Quando trabalhamos e notebooks, desviamos o antebraço para fora e as mãos para dentro. Essa posição mantida por longos períodos pode causas estresse no nervo mediano e a síndrome do túnel do carpo. O peso do braço apoiado no punho também pode causar dor.

Como evitar as dores no home office?

Seja qual for o tipo de dor que está sentindo, ela pode dificultar a concentração no seu trabalho. Por isso, listamos algumas dicas para evitar ou acabar com as suas dores no home office:

Saia do sofá

Enquanto trabalha em casa, pode parecer que o sofá é o lugar mais confortável para se instalar.

Mas não fornecerá suporte ou posição corporal ideal por longos períodos de trabalho. Deixe o sofá para assistir ao seu programa favorito e encontre um lugar diferente para realizar seu trabalho.

Ajuste o seu local de trabalho

Ajustar o ambiente que irá trabalhar, irá mantê-lo livre das dores do home office. Confira abaixo como fazer isso:

  • Mantenha o corpo alinhado enquanto está sentado.Ajuste a altura da cadeira para que seus pés possam descansar confortavelmente no chão;
  • Você também pode precisar ajustar a inclinação do assento para se sentir confortável ao usar o teclado e poder sentar-se ereto;
  • Seus joelhos devem ser dobrados em um ângulo confortável de 90 º;
  • Seus braços devem repousar gentilmente nos apoios de braços, com os ombros relaxados;
  • As telas dos computadores devem estar ao nível dos olhos. Se estiver trabalhando em um laptop, considere elevar o laptop com um suporte ou livros e investir em um mouse e teclado separados.

Mude de posição frequentemente

O movimento é a chave para se manter livre das dores do home office. Mesmo depois de ajustar o seu local de trabalho, sinta-se à vontade para se deslocar de tempos em tempos.

Dê um passeio enquanto fala ao telefone.

Se você tem algo para ler, pegue seu laptop e vá para uma cadeira confortável um pouco. Se está sentado principalmente, tente ficar em pé por curtos períodos de tempo e vice-versa.

Faça pausas e estique-se

Seu novo ambiente de trabalho em casa pode causar algumas dores. Agora é um ótimo momento para fazer pequenas pausas para descansar a mente e incluir o alongamento em sua rotina diária de trabalho.

Alongamentos periódicos ajudarão a evitar lesões e fará você se sentir melhor.

Gerencie seu estresse

É um momento estressante para todos. Sem dúvidas o estresse pode aumentar as chances de lesões e dores no home office.

Descubra o que funciona para você minimizar o seu estresse.

Aqui estão algumas ideias:

  • Faça uma pausa no ciclo de notícias de 24 horas e nas mídias sociais;
  • Exercite-se;
  • Respire fundo;
  • Ouça música;
  • Leia um livro;
  • Assista um filme.

Encontre o que funciona para você relaxar!

Siga estas dicas! Quanto mais você trabalhar em uma postura neutra, e quanto mais você se mover, menor será a chance de lesões e dores no home office.

Você também vai gostar de ler sobre: Diferentes tipos de dores que podem ser tratadas com o dispositivo de LEDterapia Sportllux

Gostou desse conteúdo? Inscreva-se em nossa newsletter!

Publicado em: Corpo