Swipe to the left

Dúvidas comuns sobre a tendinite crônica

Dúvidas comuns sobre a tendinite crônica
Por Beatriz Sanches | Time Sportllux 25 de janeiro de 2023 Sem comentários

A tendinite é uma lesão que não é considerada muito grave, mas pode ser muito limitante, pois a dor que gera pode nos impedir de levar uma vida diária normal. A tendinite crônica ocorre quando, em vez de ser pontual, ela se repete ao longo do tempo sem recuperação completa. É  um problema significativo, pois afeta pessoas ativas e menos ativas, causando dor, limitando tanto as funções ocupacionais, quanto o desempenho esportivo. 

O que é tendinite crônica?

O tendão é responsável por conectar o músculo com o osso, quando a área fica inflamada é chamada de . Uma lesão que causa dor e sensibilidade, sem ser considerada uma condição grave, mas pode ser muito limitante e afetar nosso dia a dia.

A tendinite crônica, por outro lado,  ocorre quando, em vez de ser pontual, ela se repete ao longo do tempo sem a devida recuperação . Na maioria das vezes, após um tratamento tradicional, repouso e mediação, cura-se em poucos dias, mas em alguns casos a inflamação e a dor tornam-se persistentes ao longo do tempo.

Quais são as causas da  tendinite crônica?

As causas da tendinite podem ser devidas aos seguintes fatores:

  • Um esporte mal curado ou lesão no trabalho;
  • Uma sobrecarga de exercício;
  • Idade, perda de elasticidade ou degeneração do tendão;
  • Doenças como diabetes e artrite reumatóide;
  • Degeneração do tendão.

É importante observar que a tendinite crônica costuma ser comum em idosos. O passar dos anos desgasta os tendões , o que os torna mais predispostos a sofrer lesões , não só para ter tendinite, mas também para sofrer rupturas parciais ou totais.

Por outro lado, a sobrecarga de exercícios e a lesão mal cicatrizada podem causar tendinite crônica , pois influencia na perda de elasticidade, tornando-a mais propensa a inflamações ao realizar qualquer exercício. Esses fatores também podem se tornar crônicos devido a desequilíbrios biomecânicos ou más posturas adquiridas.

O que acontece na tendinite crônica é que a inflamação se torna crônica e é gerada uma fibrose que impede o correto suprimento de sangue para a área lesada, fazendo com que nosso corpo não receba os nutrientes necessários para reparar a lesão , criando um círculo vicioso de dor, difícil de sair se o tratamento mais adequado não for realizado.

Quais são os sintomas e sinais da tendinite crônica?

Os sinais de tendinite crônica geralmente estão localizados no ponto onde o tendão e o osso se encontram. Os sintomas mais comuns são:

  • Dor aguda progressiva que pode se tornar aguda e intensa ao tentar mover o membro ou articulação;
  • Maior sensibilidade na área;
  • Inchaço  leve;
  • Ocasionalmente, vermelhidão ou irradiação de calor. 

Fatores de risco para tendinite crônica

Existem três fatores de risco que influenciam a predisposição para sofrer de tendinite crônica. Idade; a profissão e praticar determinados esportes. Em relação às causas acima, pessoas com:

  • Com a idade avançada, os tendões tornam-se menos flexíveis.
  • Trabalhos que envolvam movimentos repetitivos, posições desconfortáveis, vibrações ou que envolvam grande esforço físico.
  • Esportes que envolvem movimentos repetitivos, especialmente beisebol, basquete, boliche, golfe, corrida, natação, tênis.

Quais são as áreas mais afetadas?

As áreas específicas que são mais afetadas são os ombros, tornozelos, cotovelos e pés. O principal problema com essas áreas é que elas normalmente não têm chance de descansar, pois estamos usando essas áreas constantemente durante o dia. Elas nunca têm a chance de curar, a não ser quando dormimos. 

Como lidar com a tendinite crônica?

Analgésicos e descanso: Se houver uma área inflamada e dolorida, interrompa a atividade. Dê a esses tendões a chance de cicatrizar com analgésicos e descanse. Às vezes, você também pode usar os tratamentos tópicos, esfregando os cremes diretamente na parte afetada do corpo para alívio imediato da dor.

Anti-inflamatórios: Quando a dor se torna intensa, o médico pode prescrever medicamentos anti-inflamatórios para reduzir o inchaço e a inflamação. Uma vez que você comece a reduzir a inflamação, a redução no nível de dor também diminuirá.

Alongamento: Você precisa se alongar para manter as articulações flexíveis. Se isso for feito corretamente, a tendinite crônica é menos provável de ocorrer.

Tratamento com Cortisona: A tendinite crônica pode se tornar extremamente grave e, quando isso acontece, às vezes o médico injeta cortisona na área afetada. 

O importante é que os tendões tenham tempo para cicatrizar. Se o uso continuado acontecer, podem ocorrer lesões graves no tendão. Quando isso acontece, a cirurgia pode ser a única maneira de aliviar a dor. Este é realmente o último passo para a tendinite crônica. 

ledterapia-para-o-tratamento-da-tendinite

Tratamento com a LEDterapia

A LEDterapia é um tratamento inovador e indolor. A luz age fornecendo energia para as células danificadas, estimulando sua atividade intracelular, além de ocorrer o aumento do fluxo sanguíneo.

Ela conta também com ação anti-inflamatória, isso porque a terapia com LED aumenta os glóbulos brancos que são mediadores da inflamação.

Como evitar a tendinite crônica?

A melhor maneira de evitar a tendinite crônica é tomar medidas para evitar a atividade que pode causar a condição. Se isso não for possível, certifique-se de alongar antes da atividade. O alongamento de aquecimento é necessário antes mesmo de se exercitar. Tente mudar sua rotina de exercícios para algo de baixo impacto.

Quando você começar a sentir dor e ver o inchaço acontecendo, aplique gelo na área que está inflamada. Acima de tudo, pare a atividade imediatamente. 

Se você continuar a usar esta área inflamada e não permitir que ela cicatrize, você desenvolverá uma tendinite crônica e a dor e a inflamação só irá piorar a cada uso. Você pode ter que modificar um pouco sua atividade, mas isso vai ajudar. Você evitará grandes danos nos tendões e dores a longo prazo.

Agora que você sabe um pouco mais sobre a tendinite crônica, que tal entender como funciona a inflamação? Temos um material completo que irá te ajudar.

Guia completo da LEDterapia para a inflamação

Publicado em: Lesões