Swipe to the left

Esporão do calcanhar: saiba tudo sobre!

Esporão do calcanhar: saiba tudo sobre!
Por Thais Ferreira 29 de setembro de 2021 1 Comente

Os esporões do calcanhar são produzidos por pequenas lágrimas e áreas de inflamação, que resultam em depósitos de cálcio. Isso leva a calcanhares doloridos. As esporas do calcanhar geralmente podem ser tratadas de forma conservadora, sem operação.

O que é esporão do calcanhar?

O esporão do calcanhar ou esporão do calcâneo é uma saliência óssea de depósito de cálcio que se forma no osso do calcanhar.

Frequentemente, resultado de longos períodos (meses e anos) de estresse exercido sobre os tendões que se prendem ao osso do calcanhar.

As protrusões geralmente ocorrem em conjunto com, ou como resultado da tendinopatia de Aquiles e fascite plantar, já que o tendão envolvido com essas condições está preso ao osso do calcanhar e repetidamente “puxa” o osso. Isso causa microtrauma e o corpo tenta se curar criando mais osso, tornando-se essas protuberâncias calcificadas conhecidas como esporas do calcanhar.

Causas

Como a tendinopatia de Aquiles e fascite plantar, os esporões do calcanhar se desenvolvem com o uso excessivo ou com o treinamento excessivo.Este treinamento coloca uma pressão extra nos músculos e ligamentos ao redor do calcanhar e tornozelo, o que eventualmente coloca uma pressão excessiva no osso do calcanhar, causando essas esporas.

As causas mais comuns de esporas de calcanhar incluem: 

  • Uso excessivo e treinamento excessivo;
  • Calçado inadequado para atividade, calçado desgastado e salto alto;
  • Baixos níveis de força, mobilidade e flexibilidade nos membros inferiores;
  • Desequilíbrios e disfunções musculares;
  • Pés rígidos com pouca mobilidade e flexibilidade que são inadequados para absorver o choque;
  • Pronação excessiva do tornozelo e pés; 
  • Diferença de comprimento de perna;
  • Joelhos curvados ou derrubados 
  • Padrões anormais de caminhada e corrida que colocam estresse extra no osso do calcanhar e ligamentos;
  • Tendinopatia de Aquiles e fascite plantar.

Quem corre risco?

Se você já teve fascite plantar ou tendinopatia de Aquiles por mais de 6 a 8 semanas, o risco de desenvolver esporão do calcanhar é maior.

Considerando isso, também existem grupos específicos de pessoas que, se tiverem uma dessas condições, também são mais propensos a desenvolver esporão do calcanhar do que outros:

  • Mulheres que usam sapatos de salto alto, o que pode encurtar o tendão de Aquiles com o tempo;
  • As pessoas mais velhas conforme com o tempo a flexibilidade da fáscia plantar diminui e a almofada protetora de gordura do calcanhar, que ajuda a amortecer e proteger o osso do calcanhar, também fica mais fina;
  • Corredores, corredores e saltadores ativos, pois mais tensão serão colocados no osso do calcanhar durante o treinamento, especialmente se treinar em superfícies duras e por muitos anos.

O esporão no calcanhar ou esporão do calcâneo é um depósito de cálcio semelhante a um espinho no sistema de tendões e ligamentos (fáscia plantar) ao redor do osso do calcanhar e na sola do pé.

Sintomas de esporão de calcanhar

Os principais sintomas de uma esporão no calcanhar incluem:

  • Dor aguda no calcanhar e na sola do pé;
  • Inflamação e inchaço ao redor da área do calcanhar ou planta do pé;
  • Pequena protuberância semelhante a um osso visível sob o calcanhar;
  • Sensação de calor ao redor da área do calcanhar.

Em seus estágios iniciais, a dor normalmente desaparece depois que a pressão exercida sobre o calcanhar cessa. Em estágios avançados, a dor pode durar mais tempo e pode ocorrer até mesmo com o pé em repouso.

Diagnóstico

Durante o exame do esporão do calcanhar, a área onde os tendões se conectam ao calcanhar será testada quanto à sensibilidade à pressão, porque essa sensibilidade indica fascite plantar. Um diagnóstico de esporão de calcanhar é confirmado por meio de imagens de raios-x.

Como tratar o esporão no calcanhar? 

O tratamento geralmente é possível sem cirurgia. É importante descansar o calcanhar afetado. Em casos agudos, a inflamação é tratada com injeções anti-inflamatórias locais. Os analgésicos são usados ​​para controlar o desconforto causado pelas esporas do calcanhar.

Palmilhas especiais podem reduzir a pressão no calcanhar e evitar que a espora entre em contato direto com o solo. Os depósitos de cálcio podem ser decompostos com a terapia por ondas de choque de alta frequência (ondas sonoras).

A LEDterapia é a aplicação de luz vermelha e infravermelha sobre o local para reduzir a inflamação, acelerar a cicatrização do tecido e reduzir a dor. Ela oferece uma alternativa indolor, não invasiva e sem efeitos colaterais para aliviar a dor debilitante do esporão no calcâneo.


Saiba mais sobre a LEDterapia e suas indicações!

María das Graças Rodrigues 21 de novembro de 2022 às 20:48
Obrigada pelas informações.