Swipe to the left

Hérnia de disco: descubra tudo sobre essa doença

Hérnia de disco: descubra tudo sobre essa doença
Por Beatriz Sanches 27 de julho de 2020 Sem comentários

Você sente dores irradiadas ou doloridas no ombro, braço, nádega ou perna? Isso pode ser um indicador de hérnia no pescoço ou nas costas. De acordo com dados do IBGE, essa condição atinge cerca de 5,4 milhões de pessoas e a idade média da primeira crise de dor, acontece a partir dos 30 anos.

Nos tópicos a seguir, você entenderá um pouco mais sobre o que é, quais são as causas, sintomas e tratamentos disponíveis para a hérnia de disco.

O que é Hérnia de disco?

Definição

Hérnia: projeção ou saída por meio de um orifício ou fissura.

Disco: estrutura feita de cartilagem em forma de disco que fica entre as vértebras da coluna.

Entre os ossos vertebrais da coluna vertebral, existem pequenas estruturas em forma de almofadas, chamadas discos espinhais. Esses discos melhoram a mobilidade e a absorção de choques na coluna vertebral.

Às vezes, a camada externa de um disco espinhal, chamada de fibrose do anel, rasga. Se isso acontecer, o núcleo interno em forma de gel do disco, chamado núcleo pulposo, pode vazar através desse tecido rompido.

O agora hérnia de disco pode alterar a mecânica articular adjacente e comprimir e irritar as raízes nervosas espinhais próximas, o que causa muita dor e incômodo.

No que se refere à localização, cabe destacar que a hérnia de disco pode ocorrer em qualquer área da coluna, porém existem algumas partes que são mais suscetíveis para isso, como a região lombar e cervical.

Regiões que podem ser afetadas

Cervical

A hérnia de disco cervical é caracterizada principalmente pelas dores no pescoço e, conforme anteriormente citado, ocorrem quando há o deslocamento de parte do disco intervertebral que protege uma vértebra da outra, para que não ocorra atrito.

Lombar

A hérnia de disco lombar acomete toda a região lombar, bem como o quadril e as coxas. As dores podem ainda serem irradiadas para a panturrilha e o tornozelo, dando origem à chamada dor ciática.

Geralmente, as pessoas que tem hérnia de disco lombar tem dificuldades para realizar tarefas em que precisam andar e flexionar a coluna. Também é comum sentir fortes dores ao carregar peso e espirrar.

A dor lombar também pode fazer com que o paciente tente adequar a sua postura para uma posição em que não sinta tanto incômodo, mas essa pode ser inadequada e só piorar a situação em longo prazo.

Por isso, a deformidade postural também pode indicar a ocorrência de hérnia de disco lombar.

Torácica

Também é possível que a hérnia de disco ocorra na região torácica. Nesse caso, há uma dor forte nesse local, que também pode ser irradiada para as costelas.

Outra característica da hérnia de disco torácica é a perda de força nas pernas, com a pessoa acometida sentindo muitas dores ao subir escadas, por exemplo.

O que pode causar hérnia de disco?

Embora a hérnia de disco seja parte natural do envelhecimento da coluna, existem outros fatores de risco que tornam uma pessoa mais propensa a sofrer hérnia de disco. São eles:

  • Gênero: maior probabilidade de atingir homens do que mulheres.
  • Idade: entre 30 e 50 anos (os discos tendem a perder fluido e elasticidade à medida que envelhecemos e se tornam mais suscetíveis a danos);
  • Excesso de peso: o peso extra coloca um estresse extra na região lombar.
  • Levantamento inadequado: sempre levante com as pernas, não com as costas. Ao levantar um objeto pesado com as costas, em vez de pernas, você pode colocar um estresse extra nas costas.
  • Condução frequente: ficar sentado por um longo período de tempo no carro podem pressionar sua coluna.
  • Estilo de vida sedentário: exercitar-se regularmente é importante na prevenção de muitas condições médicas, incluindo hérnia de disco.
  • Fumar: o fumo diminui o suprimento de oxigênio ao disco e pode causar degeneração do disco.

Sintomas

Hérnia de disco na região lombar

  • Dor aguda nas pernas, quadril e nádegas;
  • Dormência em diversas partes do corpo;
  • Dormência ou dor na parte posterior da panturrilha ou nas plantas dos pés;
  • Fraqueza nas pernas.

Hérnia de disco cervical

  • Dor ao movimentar o pescoço;
  • Dor muito profunda próxima à escápula ou ainda sobre ela;
  • Dor nos braços, antebraços e até mesmo nos dedos;
  • Presença de dormência nos ombros, antebraços, cotovelos e dedos.

Hérnia de disco torácico

  • Dor da parte inferior do pescoço até a região central das costas;
  • Dor no peito;
  • Dificuldade para caminhar, formigamento, dormência ou sensação de queimação nas pernas.

Tratamentos

Não Cirúrgicos

A maioria dos pacientes com hérnia de disco não precisa de cirurgia e pode usar uma combinação das seguintes opções de tratamento não cirúrgico:

  • Medicamentos: para controlar a dor e / ou relaxar os músculos;
  • Fisioterapia: com exercícios específicos podem fortalecer as costas e os músculos abdominais, o que pode aliviar a pressão na região lombar;
  • LEDterapia: tratamento não medicamentoso com ação analgésica e anti-inflamatória, onde são aplicados LEDs vermelhos e infravermelhos na região. Diversos estudos comprovam a eficácia desse tratamento para dor. Saiba mais sobre os benefícios da LEDterapia.
  • Injeções esteroides: você pode receber uma injeção de esteroides nas costas, o que pode reduzir a inflamação e o desconforto.

Tratamento cirúrgico

Essa opção é destinada apenas aos casos mais graves, pois a maioria das hérnias de disco pode ser tratada com fisioterapia e outras terapias. É válido ressaltar que as opções de cirurgia têm altas taxas de sucesso, mas o processo de recuperação pode ser longo.

Talvez você também goste de ler: LEDterapia para dores nas costas!

Publicado em: Lesões