Swipe to the left

Lesão do manguito rotador: causas e tratamentos

Lesão do manguito rotador: causas e tratamentos
Por Thaís Ferreira 16 de julho de 2021 1 Comente

Lesões do manguito rotador podem causar dor significativa no ombro e dificultar as atividades cotidianas, como se vestir, abrir portas e carregar sacolas. À noite, deitar sobre lesões dolorosas no ombro pode fazer com que você perca o sono. Continue lendo para aprender mais sobre lesões comuns no ombro e quando procurar tratamento.

Função do manguito rotador

O manguito rotador inclui o grupo de tendões e músculos originários da omoplata que circundam, protegem e estabilizam a articulação do ombro. Esses tecidos de suporte mantêm a cabeça do osso do braço travada no encaixe do ombro e facilitam o movimento e a rotação do braço e do ombro.

Tipos de lesões

Existem 3 tipos de lesões que afetam os tendões do manguito rotador:

  • Tendinite: A tendinite se desenvolve quando um tendão do manguito rotador inflama devido ao uso excessivo ou devido a uma lesão aguda.

  • Bursite: A bursite se desenvolve quando o saco da bursa no manguito rotador inflama devido ao uso excessivo ou devido a uma lesão aguda. A bursa é um saco cheio de líquido que fica entre a omoplata e os tendões. Lubrifica a articulação para facilitar os movimentos e evita que os tendões e o osso se esfreguem.  

  • Tensão: Uma tensão se desenvolve quando um tendão fica esticado demais.

Causas e fatores de risco

Lesões do manguito rotador são causadas por:

  • Desgaste natural e desgaste ao longo do tempo;
  • Lesões traumáticas em uma queda, acidente de carro ou colisão esportiva;
  • Movimentos repetitivos acima da cabeça e ombros.

Os fatores de risco para o desenvolvimento de lesões no ombro incluem:

  • Idade: Adultos com mais de 40 anos têm maior probabilidade de desenvolver lesões causadas pelo desgaste natural das articulações. 
  • Prática de esportes e levantamento de peso: Atletas e levantadores de peso têm maior probabilidade de desenvolver lesões agudas em acidentes esportivos ou levantamento de cargas pesadas. Os atletas também têm maior probabilidade de desenvolver lesões devido ao uso repetitivo. Os esportes que exigem muito movimento dos ombros incluem tênis, remo, luta livre e beisebol. 
  • Ter um trabalho fisicamente exigente: Os trabalhadores que têm empregos fisicamente exigentes têm maior probabilidade de desenvolver lesões devido ao uso repetitivo. Profissões que exigem muito movimento dos ombros incluem construção, carpintaria, pintura e limpeza de janelas. 

Sintomas

Se você desenvolver uma lesão do manguito rotador, poderá sentir os seguintes sintomas:

  • Dor no ombro, dor e sensibilidade;
  • Dor ao dormir no ombro ferido;
  • Rigidez;
  • Perda de movimento, com dificuldade em realizar certos movimentos, como alcançar a cabeça ou atrás das costas;
  • Fraqueza do braço.

Tratamentos 

1. Descanse: Evite realizar atividades que causem estresse ou tensão no manguito rotador. O agravamento contínuo da lesão pode causar a ruptura do tendão. 

2. Medicamentos para a dor: Alguns anti-inflamatórios podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação no ombro.

3. Injeções de cortisona: Uma injeção de cortisona diretamente na articulação lesada pode reduzir a dor, a irritação e a inflamação. Os efeitos das injeções são temporários e você só poderá receber um certo número de injeções por ano.

4. LEDterapia: É um tratamento aprovado pela Anvisa, não medicamentoso com ação analgésica e anti-inflamatória, onde uma manta de LED, revestida com luzes que estimulam as células a curar naturalmente, reparando os tecidos, aliviando a dor e a inflamação. Diversos estudos comprovam a eficácia desse tratamento para dor.

Saiba mais sobre essa terapia, conheça 6 benefícios de se usar a LEDterapia!

5. Fisioterapia e alongamento:  Os exercícios de fisioterapia e alongamentos podem ajudar a fortalecer os músculos dos ombros e melhorar a amplitude de movimento da articulação. 

Se não forem tratadas, as lesões do manguito rotador podem piorar e causar dor a longo prazo, fraqueza, perda de movimento e danos permanentes nas articulações . Deixar de seguir as recomendações conservadoras quando você tem uma lesão leve pode fazer com que o dano progrida e exija reparo cirúrgico. 

Tratamento cirúrgico 

Se a lesão for grave, causar dor significativa ou não responder aos tratamentos conservadores, você pode precisar de cirurgia. 

Se a cirurgia for uma opção de tratamento para você, seu médico irá guiá-lo através das opções disponíveis e os prós e contras de cada um.

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre dor no ombro poderá gostar de ler um Guia completo sobre dor nas costas!

Publicado em: Lesões
Elenilton 1 de setembro de 2023 às 01:35
Eu tive um acidente de moto tô com um lesão no manguito roteador tem 8 anos já não consigo fazer nenhum tratamento ainda meu braço não tá estirando minha mão não tá abrindo porque tá virada pra cima ela ainda eu só consigo abrir com á ou porque eu sou diretor e palariso o lado esquerdo aqui infelizmente tenho que ficar boa