Swipe to the left

Lordose lombar: o que é, causas, sintomas e tratamentos

Lordose lombar: o que é, causas, sintomas e tratamentos
Por Beatriz Sanches | Time Sportllux 1 de abril de 2022 1 Comente

'Lombar' refere-se à parte inferior das costas da coluna, e 'lordose' refere-se às curvaturas laterais em forma de C da coluna. Quando há uma perda de lordose lombar, a curvatura interna natural da parte inferior da coluna torna-se mais reta, tornando essa seção da coluna mais plana do que deveria. Continue lendo para descobrir o que causa a lordose lombar.

O que é Lordose?

A “curva lordótica” é a curvatura natural da coluna no pescoço, na parte superior e inferior das costas que ajuda o corpo a absorver o choque. Além disso, sua curva lordótica alinha, estabiliza e mantém a estrutura do corpo, permitindo que ele se mova e dobre com facilidade. 

A lordose, às vezes chamada de “swayback”, é uma condição que ocorre quando a coluna arqueia muito para dentro. A lordose pressiona a coluna criando uma postura exagerada, que afeta a região lombar e o pescoço. Se não for tratada, pode resultar em dor, desconforto e diminuição da mobilidade.

A lordose pode ocorrer no pescoço (cervical) ou na região inferior da coluna (lombar). A condição pode afetar indivíduos de qualquer idade.

O que causa lordose lombar?

Geralmente, tanto a lordose lombar quanto a lordose cervical são causadas por problemas musculares ou alterações estruturais que afetam os discos e os ossos ao longo da coluna. 

Algumas das condições mais comuns que podem levar à lordose incluem:

  • Postura pobre;
  • Obesidade;
  • Osteoporose (uma doença óssea comum entre adultos mais velhos);
  • Osteossarcoma (câncer ósseo que se desenvolve perto do joelho ou na parte superior do braço);
  • Espondilolistese (uma condição da coluna vertebral em que as vértebras na parte inferior das costas deslizam para a frente);
  • Acondroplasia (um tipo comum de nanismo);
  • Discite (inflamação dos discos na coluna);
  • Cifose (curvatura externa excessiva da coluna torácica).

Uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas têm lordose lombar é por causa de desequilíbrios na força e comprimento muscular. 

Atletas como ginastas têm um risco aumentado de desenvolver a condição da coluna vertebral.

Quais são os sintomas da lordose lombar?

Se alguém parece ter um swayback ou curvatura para dentro da coluna, é provável que seja lordose. Alguns outros sintomas incluem:

  • Dor muscular;
  • Dor que se estende para o pescoço, ombros e parte superior das costas;
  • Movimento limitado no pescoço ou parte inferior das costas;
  • Dormência;
  • Formigamento;
  • Dores de choque elétrico;
  • Fraqueza muscular.

Em alguns casos, as pessoas com lordose lombar também podem ter um nervo preso ou comprimido, o que pode ser extremamente doloroso.

5 tipos principais de lordose 

1. Lordose Postural

Isso geralmente vem do excesso de peso e da falta de condicionamento muscular nos músculos das costas. Quando uma pessoa carrega muito peso na frente (área do estômago) ela puxa as costas para frente. Quando os músculos das costas estão fracos, eles não podem sustentar a coluna e a força do peso faz com que a coluna se curve para a frente.

2. Lordose Congênita/Traumática

Um trauma/lesão nos elos de ligação da coluna (pars) pode fazer com que eles se quebrem (fratura) causando dor na parte inferior da coluna. Em crianças, muitas vezes ocorrem devido a lesões esportivas. 

Também pode haver um defeito na maneira como esses vínculos se desenvolvem com o crescimento, fazendo com que fiquem deformados e fracos. Com atividades repetitivas enfatizando esses elos fracos, eles podem desenvolver uma espondilólise (quebra na conexão óssea).

Seja qual for a razão pela qual a ruptura ocorre, ela precisa de descanso e movimento restrito para curar. Caso contrário, com o tempo, as vértebras (bloqueios da coluna) podem deslizar para a frente e comprimir os nervos da coluna. Isso pode levar a dor, dormência, formigamento, fraqueza e disfunção das pernas.

3. Hiperlordose pós-laminectomia pós-cirúrgica

A laminectomia é um procedimento cirúrgico em que partes das vértebras (ossos da coluna) são removidas para dar acesso à medula espinhal ou às raízes nervosas. Quando isso é feito em vários níveis da coluna, pode fazer com que a coluna fique instável e aumente a curva normal para uma posição hiperlordótica (excessivamente curvada). 

Este não é um problema comum em adultos e mais rotineiramente ocorre em crianças com tumores da medula espinhal após a cirurgia para remover o tumor.

4. Lordose neuromuscular

Este grupo inclui uma grande variedade de condições/distúrbios que podem levar a muitos tipos diferentes de problemas de curvatura da coluna vertebral. Para cada distúrbio diferente, existem diferentes opções de tratamento.

5. Lordose Secundária à Contratura em Flexão do Quadril

Este é um grupo único de pacientes que desenvolvem uma contratura das articulações do quadril, fazendo com que a coluna fique desalinhada. Essa contratura pode vir de uma variedade de razões, incluindo infecção, lesão ou problemas de desequilíbrio muscular de vários distúrbios diferentes.

Leia também: Dor nas costas: um guia completo sobre o assunto.

Como a lordose é diagnosticada?

Normalmente, tudo o que é necessário para confirmar e monitorar um paciente que pode ter uma lordose anormal é uma radiografia da coluna e um exame clínico. Dependendo das causas da curva anormal, será necessário um curso diferente de tratamento e acompanhamento.

Tratamentos para lordose lombar

  • Fisioterapia realizada várias vezes por semana para fortalecer a coluna e melhorar a amplitude de movimento.
  • Medicamentos anti-inflamatórios para aliviar a dor e o desconforto.
  • Para crianças e adolescentes, um colete nas costas para evitar que a curvatura da coluna piore
  • LEDterapia é um tratamento de fonte de luz não invasivo,  que afeta a função das células do tecido conjuntivo (fibroblastos), acelerando o reparo do tecido conjuntivo. Ela ajuda na redução da dor e age como agente anti-inflamatório. 

Conheça o Sportllux: dispositivo de LEDterapia para dores nas costas

  • Em casos muito graves de lordose, um cirurgião de coluna pode ter que realizar uma cirurgia para garantir que não haja problemas neurológicos exacerbados.

Gostou desse conteúdo? Leia também: 7 principais dúvidas sobre a lombalgia

Publicado em: Lesões
Roquilda Pires Mira 3 de novembro de 2022 às 19:07
Parabéns muito bem explicado