Swipe to the left

O que é esporte de alto rendimento?

O que é esporte de alto rendimento?
Por Thaís Ferreira 22 de julho de 2021 Sem comentários

Eventos como os Jogos Olímpicos, a Eurocopa, a Copa América e campeonatos nacionais de futebol, são conhecidos como esportes de alto rendimento. Abaixo, explicamos o que é esporte de alto rendimento e pontos importantes para ser um atleta deste nível. 

O que é esporte de alto rendimento?

Esporte de alto rendimento se refere a atletas, equipes esportivas e organizações esportivas que se concentram no desempenho de elite (por exemplo, atletas de nível nacional ou internacional).

O alto rendimento está ligado, ou associado, à aptidão física no esporte e refere-se à otimização dos recursos corporais e técnicos.
Atletas que conseguem aumentar o uso dos recursos e técnicas disponíveis, adquirem novas competências na formação, atingindo assim um alto nível de competência. Esses atletas são aqueles considerados de alto desempenho.
O alto desempenho geralmente está relacionado aos esportes profissionais (tais como, natação, corrida, voleibol, futebol, basquete, entre outros). Os atletas profissionais têm a obrigação de manter um nível de desempenho e condicionamento físico que lhes permita sustentar altos níveis de treinamento.

Leia também: Entenda como a LEDterapia está mudando a rotina do esporte

 O que é necessário para ser um atleta de alto rendimento? 

Todo atleta sonha em atingir um alto nível de esporte que o leve a competir a nível profissional e internacional. Porém, a vida de um atleta de alto rendimento não é fácil, é uma vida cheia de sacrifícios, trabalho e esforço.

1. Uma equipe multidisciplinar de alto desempenho: este ponto é fundamental. A formação de uma equipe de especialistas em treinamento, preparação física, psicologia, nutrição, biomecânica, fisioterapia, entre outros, ajudará o atleta a alcançar um desempenho de alto nível.

2. Identificar seus objetivos de curto, médio e longo prazo: Encontrar suas motivações e sonhos, leva o atleta a ser cada dia melhor.

3. Controlar o estresse: Competências sob pressão são uma característica fundamental do alto desempenho, o controle adequado do estresse permitirá que o atleta compita ao máximo.

4. Ter organização e disciplina: Ser capaz de organizar treinos matinais e noturnos, refeições, sessões de trabalho psicológico, consultas médicas, sessões de fisioterapia, atividades, é uma tarefa árdua na vida de um atleta de ritmo.

 

Leia também: Como melhorar a performance esportiva?

Publicado em: Corpo