Swipe to the left

O que é fáscia? Qual a importância deste sistema?

O que é fáscia? Qual a importância deste sistema?
Por Thais Ferreira 5 de agosto de 2021 3 comentários

Todos nós já ouvimos falar de músculos, ligamentos e tendões, mas o que é fáscia? A fáscia é um tecido conjuntivo que se espalha por todo o nosso corpo. Entenda um pouco mais sobre o que é fáscia, suas funções e importância. 

O que é fáscia? 

A fáscia é o tecido conjuntivo do corpo. Feito principalmente de colágeno, é uma estrutura fibrosa que conecta músculos, ossos, tendões, ligamentos e sangue, apoiando e protegendo os principais grupos musculares e órgãos. É essencialmente o que nos mantém unidos, está em todo o nosso corpo.

Por que a fáscia é importante?

Ela desempenha um importante papel de suporte para o sistema músculo-esquelético, permitindo-nos realizar atividades funcionais como ir da posição sentada para a posição em pé e ser capaz de caminhar, pular e correr. 

Sangue, nervos e músculos são envolvidos e penetrados pela fáscia, permitindo que seus músculos e órgãos deslizem suavemente uns contra os outros. 

Em condições saudáveis, o sistema fáscial fica relaxado e pode fornecer amortecimento e suporte em todo o nosso sistema, permitindo que nos movamos sem restrições ou dor.

No entanto, se sofremos de maus hábitos posturais, traumas, lesões (físicas ou emocionais), as camadas fasciais enrijecem, ficam restritas e criam tensões desnecessárias quando nos movemos.

Pode acontecer aderências e distorções fasciais que podem causar fluxo sanguíneo pobre, impulsos nervosos mais fracos, flexibilidade e amplitude de movimento limitadas e uma série de outras doenças físicas. 

Quais os tipos de fáscias? 

A fáscia é dividida em três categorias: fáscia superficial, fáscia profunda e fáscia visceral.

Fáscia superficial: como o nome sugere, está situada próximo à superfície, no tecido subcutâneo, e é responsável por proteger o tecido abaixo dela. Vasos linfáticos e glândulas também estão localizados na fáscia superficial e também ajudam a proteger as vias neurais.

Fáscia profunda: esta fáscia é encontrada mais profundamente no corpo e conecta os músculos aos ossos. Sem ele, não seríamos capazes de mover nossos braços e pernas. Também evita que nossos músculos se esfreguem e envolve nossos ossos, vasos sanguíneos, vias neurais e cápsulas articulares.

Fáscia visceral: esta fáscia protege nossos órgãos. Dá-lhes a estabilidade de que precisam, ao mesmo tempo que garante uma certa mobilidade, se necessário. Isso porque - em caso de acidente ou durante a gravidez, por exemplo - o estômago, os intestinos e o fígado se abrem e podem se mover por um curto período de tempo, sem qualquer perda de função.

As funções da fáscia

Cada uma dessas camadas tem uma função única dentro do corpo, mas as funções gerais da fáscia incluem:

  • Fornece suporte estrutural;
  • Protege músculos e órgãos;
  • Reduz o atrito;
  • Transmite sinais de dor.

Danos à fáscia

Muitas pessoas que sofrem de problemas de mobilidade ou dor tiveram danos à fáscia.

Veja três casos em que a fáscia pode causar desconforto:

Fascite plantar

Literalmente significando “inflamação da fáscia”, a fascite plantar é a fonte mais comum de dor no pé e no calcanhar, bem como uma das lesões fasciais mais comuns. 

Envolve inflamação da fáscia que sustenta o arco, tornando difícil e doloroso caminhar e ficar em pé. 

Síndrome da banda iliotibial

A síndrome da banda iliotibial é comum entre corredores, ciclistas e levantadores de peso. Esse tipo de lesão ocorre devido ao uso excessivo e à técnica cronicamente pobre durante o exercício.

Como a banda iliotibial é usada para estabilizar a articulação do joelho, um sinal dessa lesão é a dor na parte externa do joelho. Também é comum as pessoas sentirem dor para cima e para baixo em toda a extensão da faixa iliotibial, que passa ao longo da parte externa da coxa.

Aderências

As cicatrizes ocorrem naturalmente à medida que as feridas e lesões cicatrizam; no entanto, grandes cicatrizes podem remodelar as estruturas fasciais mais profundas.

 Após procedimentos cirúrgicos, por exemplo, as fascias podem não cicatrizar adequadamente, levando a um excesso de tecido conjuntivo abaixo da incisão. Esse excesso de tecido causa mobilidade reduzida e desconforto. 

Outras maneiras pelas quais sua fáscia pode ser danificada:

  • Cirurgia; 
  • Trauma ou lesão; 
  • Respostas inflamatórias;
  • Estresse crônico;
  • Movimentos repetitivos;
  • Postura pobre;
  • Lesões musculares;
  • Desidratação e opções de estilo de vida.

Como ter uma fáscia saudável ? 

Alongamento 

Uma das maneiras mais eficazes de promover a saúde e a cura da fáscia é manter uma rotina diária de alongamento . O alongamento ajuda a alongar as faixas da fáscia e a liberar a tensão. 

Hidratação

A desidratação pode afetar seriamente a condição de sua fáscia diariamente. Manter-se hidratado ao longo do dia faz uma grande diferença. Além disso, é preciso dar ao corpo os nutrientes, o sono e o ar fresco de que ele precisa - tudo isso ajuda a manter a fáscia relaxada e saudável.

Massoterapia

Praticamente qualquer tipo de massagem terapêutica libera a tensão na fáscia e nos músculos subjacentes. Ela também pode melhorar a circulação, o que fornece mais fluxo sanguíneo e melhor cura para as áreas lesadas da fáscia. 

Liberação Miofascial

A liberação miofascial atua diretamente nas restrições fasciais. Usando uma pressão suave, mas sustentada,um terapeuta pode restaurar o movimento suave e fluido da fáscia, eliminando a dor e restaurando uma amplitude completa de movimento. 


Se você gostou deste conteúdo, poderá gostar de ler também: Dor muscular tardia: porque os músculos doem após os treinos.

Publicado em: Corpo
Pedro Odimar dos Santos 8 de junho de 2022 às 22:26
GOSTEI, SO FALTOU DIZER QUE A FÁSCIA É O MAIOR ÓRGÃO SENSORIAL E DE MOVIMENTO DO CORPO HUMANO.
Sandra 21 de junho de 2022 às 23:24
Conteúdo riquíssimo que veio agregar informações aos meus conhecimentos e tirar dúvidas sobre o tema!
Cleidi 5 de fevereiro de 2024 às 07:56
Amei, me ajudou bastante a entender sobre fascia, obrigada