Swipe to the left

O guia definitivo sobre Remédios para Dor

O guia definitivo sobre Remédios para Dor
Por Beatriz Sanches 17 de abril de 2020 1 Comente

Quem nunca acordou com uma forte dor de cabeça? Ou então com um terrível incômodo nas pernas? E aquela dor na coluna que impossibilita os movimentos? Certamente, em algum momento da vida, todo mundo vai passar por alguma situação desse tipo, em que será necessário tomar um remédio para dor com intuito de reverter a situação.

No entanto, nem sempre se sabe qual é o melhor remédio para cada circunstância e como fazer o uso desse tipo de medicamento.

Para sanar todas as dúvidas, sobre as melhores soluções em medicamentos para dores, confira um Guia Definitivo Sobre Remédios Para Dor.

Melhores remédios para dor

A dores podem ser sinais de diversos problemas, desde os mais leves até doenças graves. É importante estar atento à intensidade da dor e a frequência que se sente.

Por exemplo, uma noite mal dormida ou de exercícios físicos exagerados, como quando se caminha por muito tempo em um único dia sem estar acostumado ou a prática de uma nova série de treinos na academia, pode causar dores musculares.

A maioria das dores musculares ocorre por causa de contraturas musculares ou torcicolos, decorrente de uma postura inadequada ou cargas exageradas sob a musculatura. Por isso, pode ser necessário um estímulo para que os músculos relaxem e a dor seja aliviada.

Para auxiliar nesse tipo de dor, os remédios relaxantes musculares entram em cena:

Os relaxantes musculares

São remédios com um princípio ativo que permite a redução dos espasmos musculares, causados pela dor aguda. Os relaxantes musculares fazem com que os músculos relaxem, que o movimento se restabeleça e que a dor seja reduzida.

Entre os principais remédios estão o Dorflex, o Mioflex e o Miosan, que são encontrados facilmente em qualquer farmácia ou drogaria. Eles não necessitam de receita médica para serem comercializados, embora a consulta com o profissional de saúde seja sempre indicada.

Saiba quando utilizar cada um deles:

Miosan

Possui Cloridrato de Ciclobenzaprina em sua composição, sendo indicado para casos de contrações involuntárias, torcicolos e lombalgias.

O medicamento também é utilizado para tratar a fibromialgia e pode ser tomado a cada 6 ou 12 horas, de acordo com a frequência da dor.

Mioflex

O Mioflex reúne em sua composição uma série de outros medicamentos, como o analgésico Paracetamol, o relaxante muscular Carisoprodol e o anti-inflamatório Fenilbutazona. Ou seja, apesar de ser um relaxante muscular, ele pode ser utilizado para o tratamento de dores mais intensas, como acontece em casos de artrite reumatóide, osteoartrose e reumatismo.

O uso deve ser feito entre 2 e 3 vezes ao dia, sempre obedecendo um intervalo que pode ser de 6 ou 8 horas.

Dorflex

Trata-se de um medicamento que possui em sua composição o relaxante muscular Citrato de Orfenadrina e o analgésico Dipirona Sódica. Essa combinação faz com que o remédio seja indicado tanto para casos de contraturas musculares, quando para dores de cabeça tensional.

Ele precisa, geralmente, ser tomado de 3 a 4 vezes ao dia, conforme indicação médica.

Ana-Flex

O Ana-Flex é um remédio que tem em sua composição os elementos Dipirona, Citrato de Orfenadrina, que assim como o Dorflex pode ser usado para dores musculares e também para dores de cabeça.

Conforme os sintomas se desenvolvem, o remédio pode ser tomado entre 3 a 4 vezes por dia, de acordo com as orientações médicas.

Dependendo do caso, os médicos também podem receitar medicamentos que tenham outros princípios ativos, como o Diazepam, que é encontrado nas farmácias com o nome Valium.

Valium

Este tipo de medicamento é indicado para desordens intensas causadas pela ansiedade, convulsões e dores musculares. Ele age como um relaxante muscular, diminuindo a agitação e fazendo com que a pessoa durma melhor de noite. Ele só deve ser utilizado quando prescrito por um médico.

O mercado farmacêutico possui uma variedade de opção de remédios para dor. Leia a seguir outros medicamentos e suas indicações:

Os anti-inflamatórios

O que são medicamentos anti-inflamatórios?

São medicamentos que amenizam os sintomas de uma inflamação (infecção ou lesão dos tecidos), que causam calor, rubor e dor. Dependendo do medicamento, eles podem ser comprados sem ou com prescrição médica, e o seu uso indiscriminado pode causar consequências sérias.

Os anti-inflamatórios são divididos em dois tipos principais:

Os anti-inflamatórios não esteroides (AINEs): para dores leves e moderadas.

Corticoides: para tratamento de alergias, doenças autoimunes, doenças crônicas, entre outras.

Confira abaixo os principais tipos de remédios para dor com ação anti-inflamatória e para quais situações eles são mais indicados:

Ibuprofeno

É um anti-inflamatório não esteroidal que pode ser utilizado para o tratamento de dores causadas por doenças como a osteoartrite, artrite reumatoide, reumatismo articular, entorse do tornozelo, dor nas costas, além de alívio da febre, dor de cabeça e dor após procedimentos cirúrgicos em Odontologia, Ginecologia, Ortopedia, entre outros.

Por ser um remédio para dor que pode ser utilizado em diversas circunstâncias, é preciso conhecer todas as suas condições. Isso porque, muitas pessoas são alérgicas aos componentes do Ibuprofeno, sendo então necessária uma consulta médica, para que o profissional informe sobre a necessidade ou não de tratar uma dor com esse remédio. Além de indicar a quantidade adequada para cada necessidade.

Diclofenaco Sódico

Condições reumáticas das articulações, torções, lesões pós-cirurgia, inflamações ginecológicas, infecções do ouvido, nariz e gargantas, entre outras patologias, causam dores fortes, que podem ser tratadas com o uso do Diclofenaco Sódico.

Uma das vantagens desse remédio para dor é que ele pode ser encontrado em diversos tipos para o consumo. É possível encontrar o medicamento em comprimidos, gotas, supositório, injetável ou em gel. Assim, sua utilização pode ser feita de acordo com a indicação médica e preferência de quem for fazer o uso.

Pacientes que estão em pós-operatório, por exemplo, podem optar pela opção em gel e passar o produto sobre as suturas para evitar a dor no local. Já pessoas com uma forte dor nas articulações por conta da artrite, podem fazer o uso da versão em comprimido ou em gotas.

Cetoprofeno

O Cetoprofeno trata-se de um princípio ativo não hormonal, cujas características são antitérmicas e analgésicas. É um remédio forte para dor e por isso não pode ser utilizado para tratar qualquer dor, mas situações mais agudas e avançadas.

Uma das principais aplicações desse tipo de medicamento é para o tratamento de dores causadas por processos reumáticos, lesões ortopédicas, além de dores em geral. Seu uso deve ser feito apenas sob orientação médica.

Prednisolona

Esse remédio anti-inflamatório é metabolizado diretamente pelo fígado e utilizado em tratamentos de doenças reumáticas, endócrinas, neoplásicas, dermatológicas, respiratórias, oftálmicas, colagenoses, entre outras.

Apenas um médico poderá orientar o seu uso, pois as doses de Prednisolona são variáveis e individualizadas de acordo com a condição em tratamento.

Dexametasona

A Dexametasona é um remédio para dor do tipo corticosteróide, de modo que além de inflamações, também ameniza sintomas e reações alérgicas oriundas de doenças diversas.

Ele é indicado para alergopatias, doenças reumáticas, dermatopatias, oftalmopatias, endocrinopatias, entre outras. A recomendação diária deste medicamento depende da doença que está sendo tratada.

Naproxeno

O Naproxeno é um anti-inflamatório com ação analgésica e antitérmica, muito indicado para alívios nas dores causadas por inflamações. Assim sendo, é bastante comum o seu uso por pacientes com dor reumática, dor articular, dor nas costas, dores causadas por conta de práticas esportivas, dor causada por condições como bursite e tendinite, enxaquecas, cefaleia, entre outras.

Nimesulida

Esse medicamento possui atividade anti-inflamatória, analgésica e antipirética no combate às dores fortes.

Esse remédio para dor é bastante eficaz por inibir a produção de enzimas relacionadas aos processos inflamatórios. Ele é utilizado para o combate febre, cefaleia, dor de garganta, dor no ouvido, além de ser indicado para inflamações como a artrite, artrose, traumatismos, entre outras condições.

Sua dosagem, varia de acordo com o nível de intensidade da dor de cada paciente, sendo necessário buscar orientação profissional com o seu médico ou farmacêutico.

Meloxicam

Meloxicam é um medicamento com ação anti-inflamatória, indicado para quem sofre com as dores da artrite reumatoide e da osteoartrite.

O remédio costuma ser bastante eficaz contra esses problemas, uma vez que seus resultados já aparecem cerca de uma hora após a ingestão. Sua indicação de dosagem é feita apenas sob orientação médica.

Os analgésicos

O que são medicamentos analgésicos?

A palavra analgésico tem origem grega e é a junção dos termos “na” e “algesis”, que significam “sem dor”. São medicamentos com a função de diminuir ou parar a dor, que podem ser comprados com ou sem receita médica.

Existem dois tipos:

Os analgésicos vendidos sem receita: são os Não Opiáceo, que atuam como de uma forma mais fraca para o alívio da dor, pois são analgésicos simples e anti-inflamatórios não-hormonais (AINES).

Os vendidos com prescrição: são os Opiáceo indicados para dores intensas e de difícil controle

Confira os principais remédios para dor com função analgésica:

Aspirina

A Aspirina é o nome comercial do ácido acetilsalicílico, um analgésico muito utilizado para tratar dores de cabeça, dente, garganta, dores menstrual, além de dor muscular e dor nas articulações. Ela promove também alívio sintomático da febre, gripes ou resfriados.

A Aspirina atua como um inibidor da agregação plaquetária, evitando assim a formação de trombos, ou seja, complicações cardíacas. É por isso que esse medicamento também é muito utilizado por pessoas que têm problemas no coração.

Paracetamol

Com ação analgésica e antipirética, o paracetamol atua como um regulador do sistema nervoso, diminuindo assim a temperatura do corpo (nos casos de febre) e também diminui a sensibilidade para a dor.

É indicado para dores que variam de moderadas à leve, como as causadas por resfriados e gripes, além de dor de dente, dor nas costas, dor de cabeça, dores musculares, cólica menstrual e as geradas por problemas nas articulações, por conta das doenças reumáticas.

Dipirona

A Dipirona é um medicamento analgésico e antitérmico, que atua na diminuição da febre e alívio das dores causadas por resfriados ou gripes, dores menstruais, dores de dente, dores nas articulações e até mesmo em dores musculares.

O uso seguro de medicamentos

O uso de remédios para dores jamais pode ser feito por conta própria. Para a utilização segura de medicamentos, deve-se sempre ter a orientação de um profissional de saúde.

O médico, por meio de exames clínicos, poderá analisar qual é o diagnóstico correto e assim propor medicamento mais adequado para cada situação.

Já o farmacêutico, por sua vez, poderá orientar como fazer a administração do medicamento corretamente, mostrando os horários mais indicados para utilizá-lo e também como fazer a combinação desse remédio com outros que, por ventura, você tome com outra finalidade.

Dores mais comuns

Algumas dores são bastante comuns, tais como dores na coluna e nas pernas. Confira qual são os melhores remédios e tratamento para esses casos:

Remédio para dores nas pernas

Sensação de formigamento, queimação ou até mesmo uma dor mais aguda, pode incomodar e afetar as tarefas diárias. Para aliviar o desconforto, alguns medicamentos pode ser utilizados para dores nas pernas. São eles:

Analgésicos

Atuando no alívio da dor, os analgésicos mais receitados pelos médicos são o Paracetamol e a Dipirona.

Anti-inflamatórios

Eles contribuem para a diminuição das dores musculares nas pernas, porém seu uso deve ser feito apenas com orientação médica. Os principais anti-inflamatórios recomendados para esse tipo de problema são o Diclofenaco e o Ibuprofeno.

Relaxantes musculares

Os relaxantes relaxam os músculos e amenizam as dores. Os mais indicados são o Ana Flex, Miosan e Dorflex.

Além desses medicamentos, existem opções de tratamentos que aliviam as dores musculares nas pernas. Acompanhe na sequência:

Remédios naturais

Existem diversos remédios para dor naturais, que podem ser utilizados no auxílio ao combate às dores nas pernas. Alguns desses produtos podem ser utilizados em massagens e outros via administração oral.

Óleos

O óleo de cravo, por exemplo, é um excelente remédio para dor. Ele possui propriedades antimicrobianas que auxilia no alívio das dores causadas por condições como o reumatismo e artrite.

Algumas plantas possuem propriedades curativas, que podem ser úteis para quem sofre com dores musculares nas pernas. Exemplo desse tipo de planta é a arnica, utilizada desde os tempos mais antigos para diminuir inflamações.

Chás

A arnica é um dos chás mais poderosos contra dores causadas pela artrite e a artrose. O chá pode ser tanto ingerido, como utilizado para massagear o local dolorido.

Nas farmácias e drogarias também é possível comprar o gel de arnica, uma excelente opção para massagear as pernas e assim evitar as dores.

Tratamento da dor com massagem

Dependendo da extensão do desconforto, a massagem pode ser muito eficaz para aliviar os sintomas de dor nas pernas.

Uma massagem pode ajudar a liberar tensão por toda a perna e estimular o fluxo de sangue. Um massoterapeuta aplicará técnicas apropriadas, geralmente, envolvendo movimentos leves, amassando e puxando os músculos, além de aplicar movimentos circulares.

No caso da automassagem, é recomendado que se faça sempre o movimento de deslizamento das mãos na região dolorida e também o amassamento do local, uma manobra que libera os resíduos acumulados pelos músculos e gera o alívio da dor.

Remédios para dor nas costas

As dores nas costas causam muito incômodo e podem ter diversas origens e intensidades, por isso, antes de tomar qualquer remédio para dor, é sempre importante consultar um médico.

Os medicamentos mais utilizados para dor nas costas são:

Anti-inflamatórios

Medicamentos como Ibuprofeno, Diclofenaco são indicados para a dor leve a moderada na coluna. Já o Nimesulida, para dores mais agudas.

Analgésicos

Os Analgésicos também podem ser utilizados para o tratamento das dores na coluna, como o Paracetamol.

Cabe destacar que, além das versões em comprimido e de administração via oral, também é possível encontrar analgésicos no formato de injeção, que costumam ter efeitos mais imediatos.

Relaxante muscular

Os remédios para dor nas costas, do tipo relaxante muscular, podem ser o Dorflex, o Miosan, e o Mioflex.

Destacam-se ainda, especificamente para essa modalidade de dor, os medicamentos como o Tandrilax, o Tandene e o Torsilax. Os três têm as mesmas substâncias ativas, mesclando em um mesmo comprimido o paracetamol, a cafeína, o Carisoprodol e o Diclofenaco Sódico.

Narcóticos

São remédios potentes, que só devem ser tomados em casos de dores severas e crônicas e, imprescindivelmente, sob a orientação médica.

A morfina, o Tramadol, a codeína e a Metadona são alguns exemplos de medicamentos narcóticos. Tais remédios para dor podem se tornarem viciantes para os usuários, por isso a necessidade de sempre ter acompanhamento profissional.

Tratamento da dor com fisioterapia

A fisioterapia abrange uma variedade de tratamentos para promover a cura, alívio da dor, aumento da força e a flexibilidade e ajudar a prevenir dores futura. Por exemplo, o fisioterapeuta pode criar e supervisionar um programa de exercícios e fazer sugestões para ajudar a melhorar a mecânica do corpo (como sentar, dormir, levantar e mover).

Ele pode também realizar terapias físicas que incluem manipulação da coluna vertebral, tais como:

Estabilização segmentar vertebral

A estabilização segmentar vertebral tem se mostrado um tratamento eficaz contra a lombalgia e outros tipos de dor na coluna. São exercícios que podem ser feitos em clínicas de pilates, fazendo com que o paciente possa controlar os movimentos da coluna, evitando aqueles que são indesejáveis e que podem causar dores.

Maca de flexo distração e mobilização da coluna vertebral

A maca de flexo distração e mobilização da coluna vertebral vai muito além do que uma simples maca. Ela possui muitas finalidades e pode ser utilizada para o tratamento das dores da coluna, por meio de estímulos nos músculos, ligamentos, corpos vertebrais e vísceras.

Tratamento da dor com LEDterapia

Além dos tratamentos caseiros clássicos, citados anteriormente, também existem opções mais modernas e extremamente eficazes para o combate das dores nas pernas e nas costas, como é o caso da LEDterapia.

LEDterapia

O tratamento com LEDterapia, também chamado de fotobiomodulação, é excelente para o combate de todas o tipos de dores. Ele funciona por meio da emissão de ondas que transformam a luz em efeito fisiológico. Cada onda age em diferentes cromóforos do corpo, amenizando as dores.

Um equipamento inovador de LEDterapia é o Sportllux. Um dispositivo home care com ação analgésica e anti-inflamatória, ideal para alívio das dores e tratamento de lesões musculares.

Gostou deste material e quer saber mais? Confira um conteúdo sobre dores crônicas.

Publicado em: Corpo
Nelma Rocha dos Santos 4 de janeiro de 2023 às 21:40
Eu gostei pois eu passo pela essa dor