Swipe to the left

Quais são os tipos de lesões no joelho mais comuns?

Quais são os tipos de lesões no joelho mais comuns?
Por Thais Ferreira 26 de agosto de 2021 Sem comentários

O joelho é uma das maiores articulações do corpo. Ele desempenha um papel vital no suporte e na rotação do corpo e permite movimento e flexibilidade de inúmeras maneiras.

É composto de vários tecidos, incluindo ossos, tendões, ligamentos e músculos.

Com a maioria dessas partes capazes de se alongar e, ainda assim, entrelaçadas, as lesões nos joelhos podem ser bastante complicadas. As lesões podem ser o resultado de quedas e colisões violentas, solavancos repentinos, força excessiva ou mesmo movimentos desajeitados. Veja abaixo, os tipos mais comuns de lesões no joelho!

Anatomia do joelho

Como a maior articulação do corpo, o joelho é uma das mais facilmente lesionadas. É composto por ossos, ligamentos, tendões e cartilagem. 

  • Ossos: a rótula (patela), tíbia (tíbia) e fêmur (fêmur) se encontram para formar a articulação do joelho.
  • Ligamentos: quatro ligamentos principais no joelho, o ligamento cruzado anterior (LCA), ligamento cruzado posterior (LCP), ligamento colateral medial (LCM) e ligamento colateral lateral (LCL), mantêm os ossos unidos e fornecem estabilidade.
  • Tendões: seus músculos estão conectados aos ossos por tendões; por exemplo, os músculos da coxa estão conectados à rótula com o tendão do quadríceps.
  • Cartilagem: a cartilagem protege os ossos da articulação do joelho, protegendo os ossos e permitindo que os ligamentos deslizem sobre os ossos.

Fatores de risco para lesão no joelho

Existem muitos fatores diferentes que podem aumentar o risco de uma lesão no joelho, incluindo: 

  • Prática esportiva: esportes de alto impacto , incluindo ciclismo, corrida, basquete, futebol e outros, pode aumentar o risco de lesão no joelho e dor.
  • Uso excessivo: durante esportes e outras atividades, você pode aumentar o risco de uma lesão no joelho se você estiver forçando demais ou treinando incorretamente.
  • Doença: Osteoporose, artrite, doença articular degenerativa ou gota podem causar lesões nos joelhos, como bursite.
  • Idade: os idosos correm maior risco de lesão no joelho devido a quedas e doenças, como a osteoporose.
  • Sexo: as mulheres podem ser mais suscetíveis a lesões do LCA e patelar devido à sua anatomia.
  • Peso: o excesso de peso coloca pressão adicional nas articulações das extremidades inferiores; estar acima do peso pode criar um risco maior de lesão no joelho.

sintomas-da-lesao-no-joelho

Sintomas de lesão no joelho

Se sentir os sintomas a seguir, é mais provável que tenha uma das lesões comuns no joelho: 

  • Dor;
  • Inchaço;
  • Ternura;
  • Instabilidade;
  • Aquecer;
  • Hematomas;
  • Dificuldade em carregar peso;
  • Barulhos de clique ou estouro;
  • Dificuldade em dobrar o joelho.

Esses sintomas podem variar dependendo do tipo de lesão. Por exemplo, lesões agudas podem causar mais dor e inchaço, enquanto uma lesão crônica ou lesão por uso excessivo pode causar dor intermitente e estalos.

5 tipos de lesões no joelho mais comuns

Um joelho dolorido ou inchado é um sinal revelador de uma lesão no joelho. Na maioria dos casos, uma lesão no joelho envolverá mais do que uma única estrutura, e as lesões mais comuns incluem:

1- Luxação

A luxação é bastante comum, mais ainda entre atletas e desportistas. Ocorre quando os ossos do joelho estão parcial ou totalmente desalinhados e são jogados para fora do lugar. 

Um cenário seria uma patela desalinhada. Embora seja uma ocorrência rara, a luxação pode ser o resultado de um joelho anormal. Na maioria das vezes, são o resultado de choques de alta energia, como um acidente de veículo motorizado ou uma queda de um lugar alto.

2- Menisco Rasgado

Isso geralmente ocorre em eventos de alta velocidade, especialmente durante uma atividade esportiva. O menisco se rompe quando alguém é abordado, após uma torção repentina ou quando se está girando erroneamente. Também é muito comum em idosos (já que o menisco é especialmente sensível) e em pessoas com doenças crônicas como a artrite.

3- Fraturas

Uma das lesões no joelho mais comumente tratadas clinicamente é a fratura - quando a patela ou as extremidades do fêmur ou tíbia são fraturadas. A causa mais comum desse tipo de lesão é um trauma de alta energia, como um acidente de carro ou uma queda forçada de um local alto.

4- Tendões Rasgados

Isso ocorre quando os tendões do joelho estão esticados e rompidos - normalmente os tendões da patela e do quadríceps. Pode acontecer a qualquer pessoa, embora seja mais comum entre os atletas. Quedas fortes ou aterrissagens desajeitadas sobre o joelho podem causar rompimento dos tendões.

5- Ligamentos Torcidos

Os ligamentos unem a articulação do joelho e a mantêm no lugar. Se forem alongados além de sua capacidade, correm o risco de torcer. Força excessiva dirigida à articulação do joelho ou torções repentinas são potencialmente prejudiciais aos ligamentos. Isso faz com que haja um inchaço no joelho, geralmente acompanhado de dor. O ligamento lesado mais comum é o Ligamento Cruzado Anterior (LCA), bem no centro da articulação.

Se você gostou desse conteúdo, poderá gostar de ler: Dor no joelho? saiba como tratar!