Swipe to the left

Torção de tornozelo: causas, tipos e tratamentos

Torção de tornozelo: causas, tipos e tratamentos
Por Beatriz Sanches 4 de fevereiro de 2021 Sem comentários

Muito comum, a torção de tornozelo é uma lesão que pode acontecer em atletas e não atletas, crianças e adultos. É muito comum de acontecer caso você esteja praticando esportes ou mesmo pisando em uma superfície irregular.

O que é uma torção de tornozelo?

Torção ou entorse de tornozelo é uma ruptura nos ligamentos do tornozelo.

Os ligamentos são faixas de tecido resistentes que sustentam o tornozelo conectando os ossos da articulação uns aos outros. A força de torção do tornozelo pode esticar, rasgar parcialmente ou romper um ou mais desses ligamentos.

Identificando tipo de torção

Os 2 tipos comuns são as torções por inversão e eversão:

  • Torcedura por inversão: Esta é a mais comum das duas e normalmente ocorre devido ao rolamento do tornozelo para fora e ao giro do pé para dentro. Como resultado, os ligamentos externos (ligamento lateral) do tornozelo são distendidos e rompidos.
  • Torção de eversão: Às vezes, o tornozelo pode rolar para dentro e o pé pode virar para fora, causando uma lesão por eversão. Uma lesão de eversão danifica os ligamentos internos (ligamento medial) do tornozelo.

Sinais e sintomas

Os sinais e sintomas de entorses de tornozelo podem incluir:

  • Dor ou irritação;
  • Inchaço;
  • Hematomas;
  • Dificuldade em caminhar;
  • Rigidez na junta.

Graus de entorses de tornozelo

Três graus de severidade são usados para classificar essas entorses:

Entorse de primeiro grau (leve)

Os ligamentos estão esticados ou ligeiramente rompidos. A dor é leve, com sensibilidade e inchaço, mas sem hematomas. O tornozelo ainda funciona, mas andar pode ser difícil.

Entorse de segundo grau (moderada)

Há uma sensação de lacrimejamento, estalo ou estalo ao machucar o tornozelo. O tornozelo incha e fica sensível. Os hematomas começam três a quatro dias após a lesão. Caminhar pode ser moderadamente difícil.

Entorse de terceiro grau (grave)

No momento da lesão, a articulação pode deslizar para fora do lugar e, em seguida, voltar para dentro. A articulação apresenta inchaço intenso, sensibilidade intensa e instabilidade. Caminhar pode não ser possível.

Causas e fatores de risco

As entorses de tornozelo podem ocorrer por vários motivos. Algumas causas comuns de entorse de tornozelo incluem:

  • Usar o tipo errado de calçado para o seu esporte. Isso o coloca em risco de torcer o tornozelo ou até mesmo cair.
  • Colocando estresse incomum no ligamento. Isso pode ser causado por caminhar ou correr em uma superfície irregular, travar o pé ou torcer o tornozelo de maneira estranha.
  • Esportes de alto impacto - onde você corre, pula, escala ou chuta - podem colocá-lo em risco de entorse de tornozelo.

Tratamentos para torção de tornozelo

Tratamentos

Descanso: O corpo precisa de descanso para se curar. Exercícios intensos antes de uma entorse estar totalmente curada pode piorá-la e aumentar a chance de machucá-la novamente.

Elevação: O tornozelo deve ser elevado acima do nível do coração para reduzir o inchaço.

Compressão: Um envoltório elástico pode ser recomendado para controlar o inchaço.

Medicamentos: Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) podem ser recomendados para reduzir a dor e a inflamação. Em alguns casos, são necessários medicamentos prescritos para a dor para proporcionar um alívio adequado.

LEDterapia: É um tratamento indolor e não medicamentoso muito indicado para entorse do tornozelo. São aplicadas luzes vermelhas e infravermelhas na região do tornozelo para redução da dor e inflamação.

Complicações

Sem o tratamento e cuidados adequados, uma entorse de tornozelo pode impedir sua capacidade de andar e realizar outras atividades de rotina.

A torção pode fazer com que você ande de maneira irregular e que coloque mais peso no tornozelo saudável aumentando o risco de machucá-lo.

Prevenção

Embora nem todas as entorses de tornozelo possam ser evitadas, existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a prevenir uma torção na região do tornozelo. Essas dicas incluem:

  • Certifique-se de usar os sapatos corretos para a atividade que está fazendo e certifique-se de que eles fornecem suporte suficiente;
  • Pratique exercícios de estabilidade e equilíbrio em um e ambos os pés para ajudar a fortalecer os tornozelos;
  • Evite andar em superfícies ásperas ou irregulares que podem fazer com que você role o tornozelo;
  • Se você já teve lesões no tornozelo, considere a possibilidade de mobilizar o tornozelo que você machucou para prevenir novas lesões;
  • Faça aquecimento antes de qualquer atividade física e certifique-se de esticar as pernas e os pés.


Saiba como a LEDterapia pode prevenir e tratar essa e outras lesões em: Descubra o poder da LEDterapia para a prevenção de lesões esportivas!

Publicado em: Lesões