Swipe to the left

8 Tratamentos para inflamação do nervo ciático

8 Tratamentos para inflamação do nervo ciático
Por Gabriel de Paula 11 de maio de 2022 6 comentários

A ciática ou inflamação do nervo ciático é uma condição que pode causar dor nas costas e nas pernas. Ela ocorre quando a dor percorre o trajeto do nervo ciático. Esse nervo começa na parte inferior da coluna e percorre o quadril e as nádegas e desce pela parte de trás da perna até o pé. Abaixo, listamos 8 tratamentos que podem ajudar a aliviar a dor e a inflamação causada por essa condição. 

Leia também: O que pode causar dor no nervo ciático?

Principais tratamentos para nervo ciático 

1- Fisioterapia 

A fisioterapia incorpora uma combinação de fortalecimento, alongamento e condicionamento aeróbico e é um componente central de quase qualquer plano de tratamento da ciática. Exercícios terapêuticos também podem ser adicionados a um programa de fisioterapia.

2- Medicamentos

Os medicamentos anti-inflamatórios podem ser indicados para o alívio da dor. Como espasmos musculares dolorosos também podem acompanhar uma hérnia de disco, os médicos às vezes prescrevem relaxantes musculares. 

3- Massagem

Uma massagem pode acalmar o tecido muscular enquanto empurra suavemente qualquer vértebra para fora do lugar. A opção de mensagem é preferível para pessoas que sofrem de dores musculares.

4- Quiropraxia

A quiropraxia envolve o uso de força mecânica alvo para corrigir desalinhamentos na estrutura esquelética. Um quiroprático terá como alvo as vértebras desalinhadas e as colocará de volta no lugar para a parte superior das costas, o meio das costas e as regiões lombares. A mudança, muitas vezes, o pinçamento do nervo ciático alivia a pressão no nervo ciático, levando ao alívio do desconforto e da dor.

5- LEDterapia 

LEDterapia é aplicação de luz vermelha e infravermelha sobre a região para estimular o reparo celular.  Essa terapia tem um poderoso efeito anti-inflamatório, bem como um efeito curativo em estruturas inflamadas e irritadas envolvidas na dor lombar. A LEDterapia é uma opção não medicamentosa, completamente segura e sem efeitos colaterais para o tratamento do nervo ciático.  

Leia também: Conheça os benefícios da LEDterapia para dor nas costas

6- Injeções epidurais de esteróides

As injeções epidurais de esteróides podem ajudar a aliviar a dor ciática decorrente de condições como estenose espinhal, hérnia de disco ou doença degenerativa do disco.

7- Bloqueios seletivos de raízes nervosas

Este tipo de injeção é administrado próximo ao nervo espinhal quando ele sai do forame intervertebral (abertura óssea entre as vértebras adjacentes). A medicação reduz a inflamação e adormece a dor transmitida pelo nervo.

8- Cirurgia 

Se, apesar de tudo o que é instruído a fazer, a dor persistir e exames mostrarem um problema no disco ou no osso, a cirurgia nas costas pode ser recomendada. A cirurgia nas costas geralmente é realizada para pacientes que tentaram todos os outros métodos de tratamento primeiro. Existem exceções a isso, como pessoas com danos contínuos nos nervos ou síndrome da cauda equina.

Quais são as possíveis complicações da condição?

Como a inflamação dor nervo ciático é causada pela pressão em um nervo da coluna, podem ocorrer complicações se a pressão não for aliviada. As possíveis complicações da compressão nervosa não aliviada incluem:

  • Aumento da dor;
  • Um disco escorregadio ou hérnia;
  • Perda de sensibilidade ou fraqueza na perna afetada;
  • Perda da função intestinal ou da bexiga;
  • Dano permanente do nervo.

Gostou desse conteúdo? Leia também: Lordose lombar: o que é, causas, sintomas e tratamentos

Maria das Graças Rodrigues 4 de agosto de 2022 às 15:51
Muito boa as informações, obrigada!
Damião 6 de outubro de 2022 às 22:00
Obrigado DR pelas informações tô sofrendo muito com esses problemas e uma pena que os médicos da que parecem que não entendem a medicina mais pelo menos agora já tenho uma ideia o que eu tenho que fazer
Lia Mara Quitéria vilela machado 2 de dezembro de 2023 às 20:59
Muito boa as informações pois qdo ficamos na dúvida recorro ao Google e em segundo pronto fico sabendo o que eu precisava Obrigado
Rita Gonçalves oliveira 30 de janeiro de 2024 às 10:02
gostei fiquei um pouco preocupada sinto muita dor mas agora ja tenho um boa ideia do que fazer muito obrigada
Andressa marcal 19 de fevereiro de 2024 às 17:28
Boa tarde já tomei todos os remédios que médico e ficou não sei o que fazer pra essa dor passa
Marília 12 de março de 2024 às 09:02
Olá, Andressa, tudo bem?
Sentimos muito que esteja passando por esse sofrimento.
Nesse caso, você já foi encaminhada para outras tratativas, como fisioterapia, acupuntura, etc.?
São alternativas que podem te ajudar muito.
Qualquer outra dúvida estamos à disposição.