Swipe to the left

Você sabe o que é LEDterapia?

Você sabe o que é LEDterapia?
Por Beatriz Sanches 9 de julho de 2020 Sem comentários

Você sabe o que significa o termo LEDterapia? Sabe como esse tipo de terapia age no organismo e quais são os seus benefícios? Nesse post vamos te explicar de uma forma fácil como essa tecnologia inovadora está revolucionando o mundo da medicina e do esporte.

Definição

A LEDterapia, também conhecida como LLLT (Low Level Light Therapy), é a emissão de luz de baixa potência para desencadear alterações fotoquímicas nas estruturas celulares que são receptivas aos fótons.

Como surgiu a LEDterapia?

A NASA foi a primeira a iniciar pesquisa com um diodo emissor de luz (LED), na tentativa de minimizar os efeitos danosos por longos períodos no espaço. Porém, apenas em 1962, o engenheiro Nick Holonyak Jr desenvolveu a primeira lâmpada de LED da história, que tinha a cor vermelha.

Mecanismo de ação do LED

O mecanismo de ação envolve basicamente a transformação da energia luminosa para uma resposta fisiológica específica.

Na LEDterapia, a luz deve ser absorvida por cromóforos próprios no tecido biológico. Esses cromóforos podem ser:

  • Endógenos: aqueles que naturalmente se encontram com as células ou tecidos;
  • Exógenos: aqueles que são adicionados em células e tecidos por uma determinada proposta terapêutica.

Onde a luz age?

A luz age nas mitocôndrias, mas especificamente no Citocromo C Oxidase. Quando o Citocromo C Oxidase absorve a luz, ocorre a liberação do óxido nítrico (NO), aumento da produção de adenosina trifosfato (ATP) e espécies reativas de oxigênio (ROS).

Essas alterações da mitocôndria são acompanhadas de outras respostas do núcleo, do citoplasma, da membrana e do interstício, como:

  • Aumento da produção de proteína;
  • Fatores de crescimento;
  • Sinalizadores anti-inflamatórios;
  • Fatores anti-apoptóticos;
  • Da permeabilidade da membrana;
  • Vasodilatação;
  • Aumento no aporte de nutrientes e oxigênio.

Profundidade do comprimento de onda

Na física, o comprimento de um onda é a distância entre os valores sucessivos num padrão de onda. Essa medida pode ser representada pela letra grega conhecida como lambda (λ).

Dentro desse contexto, a luz de LED, que é composta de ondas de diversos comprimentos, pode trazer diversos benefícios para os tecidos biológicos do ser humano.

comprimento-de-onda-ledterapia

A teoria das cores

A profundidade das ondas também está relacionada às cores do espectro visível. As ondas de cor vermelha, por exemplo, têm um tamanho que varia entre 625 e 740 nm.

Função do LED vermelho

As ondas de cor vermelha aumentam a produção de energia das células do corpo humano. Dessa forma, elas agem como um poderoso anti-inflamatório, aliviando dores crônicas e agudas.

Função do LED infravermelho

O infravermelho tem efeito similar ao do vermelho no organismo. Porém, por apresentar maior profundidade, a luz penetra mais fundo no tecido, o que resulta em maior eficácia nos tratamentos.

mitocondria-ledterapia

Quais são os benefícios da LEDterapia?

O tratamento estimula a microcirculação no local, trazendo benefícios como ação analgésica e anti-inflamatória, melhor oxigenação e nutrição dos músculos, além da liberação de óxido nítrico, responsável pelo relaxamento dos músculos perto dos vasos sanguíneos.

Diversos estudos clínicos e laboratoriais comprovaram que o uso dos LEDs vermelhos e infravermelhos podem aliviar dores agudas e crônicas. E, um dos mais importantes benefícios é que esse alívio da dor ocorre sem a necessidade de medicamentos.

Principais indicações do LED

Por ser uma terapia comprovadamente segura e eficaz, é indicada para lesões de tecidos moles e esportes, condições artríticas, lesões por esforço repetitivo, cicatrização de feridas e uma ampla gama de condições médicas, tais como:

Os praticantes de atividades físicas podem se beneficiar muito com esse tratamento, pois:

Retarda a fadiga muscular durante a prática de exercícios

Os níveis de oxigênio no corpo caem rapidamente, o que leva ao acúmulo de ácido lático nos músculos, podendo se manifestar como dor ou queimação.

Acelera a recuperação muscular

Após um treino, os músculos precisam repor nutrientes. E como o óxido nítrico é um excelente vasodilatador, ele contribui para aumentar o fluxo sanguíneo. Com a LEDterapia, a recuperação muscular é muito mais rápida.

Prepara o músculo para a atividade física

Melhorando a microcirculação local, o fluxo linfático e auxilia na modulação do estresse oxidativo.

Manta de LED Sportllux

Agora que já sabe tudo sobre LEDterapia, você precisa conhecer o Sportllux!

Muito indicado por fisioterapeutas e atletas, o Sportllux é um dispositivo de LEDterapia que pode ser usado tanto em clínicas como home device.

Sua ação analgésica e anti-inflamatória auxilia no alívio da dor e diminuição de inflamações, al[ém de acelerar o processo de recovery muscular.

Ele também recupera a função ou reequilíbrio muscular e articular, além de acelerar a cicatrização e prevenir danos que podem ser causados nos nervos e tecidos.

Se interessou e quer saber mais? Conheça a linha de dispositivos Sportllux

Publicado em: Palavra do especialista