Swipe to the left

7 cuidados pós-treino que você precisa incluir na sua rotina!

7 cuidados pós-treino que você precisa incluir na sua rotina!
Por Marília Barga | Time Sportllux 12 de abril de 2023 Sem comentários

Estar se exercitando da maneira certa é crucial para atingir suas metas de condicionamento físico, mas cuidar do seu corpo após o treino é tão importante quanto. A combinação adequada de movimento, descanso e nutrição ajuda seu corpo a se recuperar e obter o máximo benefício do exercício. 

Na verdade, não permitir que seu corpo se recupere adequadamente pode ser prejudicial à sua saúde física e dificultar o cumprimento de suas metas de condicionamento físico. Confira 7 dicas de cuidados no pós-treino

1- Alongue-se

Durante o exercício, nossos músculos liberam ácido lático, o que pode causar dores musculares. O alongamento suave por 5 a 10 minutos pode ajudar o ácido lático a se dispersar e aliviar um pouco da dor e da rigidez comuns após o exercício. 

2. Desacelere

Em vez de ir direto para casa e cair no sofá após o treino, permita que seu corpo relaxe gradualmente através da recuperação ativa. Sua sessão de recuperação ativa pode ser uma caminhada, um passeio de bicicleta ou a prática de ioga. 

Os movimentos suaves e lentos dessas atividades de baixa intensidade não apenas o levarão a um estado de calma euforia pós-treino, mas também ajudarão seus músculos a se reparar e reconstruir mais rapidamente.

Leia também: Fadiga muscular em atletas: principais causas

3. Alimente-se bem 

Uma refeição pós-treino pode ajudá-lo a restaurar os níveis de glicogênio e construir músculos.

Não tem certeza do que você deve comer para se alimentar corretamente? Após exercícios vigorosos, seu corpo anseia por carboidratos (batata doce, quinoa, pão e massas integrais, aveia, banana), proteínas (ovos, frango, atum, iogurte grego, queijo cottage) e gorduras saudáveis ​​(nozes, abacate, peixes oleosos como salmão e cavala). 

É melhor comer dentro de 30 minutos após o treino, porque é quando os transportadores de glicogênio em seus músculos estão altamente ativos e seu corpo é mais receptivo aos nutrientes.

 4. Hidrate-se

Beber bastante água é sempre uma boa regra, mais ainda após o treino. Aumentar a ingestão de água pode ajudar seu corpo a normalizar a pressão arterial mais rapidamente, estabilizar a frequência cardíaca e esfriar as temperaturas internas do corpo.

A água também contém traços de eletrólitos essenciais, como sódio, magnésio, cálcio e potássio, que você perde quando transpira durante um treino.

5. Tome um banho frio

Há uma razão pela qual os atletas mergulham regularmente em um banho de gelo (sim, uma banheira cheia de água gelada!). A hidroterapia demonstrou reduzir a inflamação e melhorar o fluxo sanguíneo, dois componentes-chave para a recuperação.

Se você não está pronto para um banho de gelo oficial, tudo bem – os mesmos benefícios podem ser absorvidos tomando um banho frio.

6. Faça automassagem

Melhora o fluxo sanguíneo, alivia a inflamação, ajuda a recuperar os músculos e alivia as dores pós-exercício. 

Certifique-se de usar óleo quente e uma ferramenta de automassagem como um rolo de espuma, pois vai ajudá-lo a massagear os músculos que são difíceis de atingir com as mãos.

7. Tenha uma boa noite de sono

O sono pode ser a parte mais importante do seu treinamento. É quando seu corpo se reconstrói, repara e regenera. Durante o sono, o corpo produz a maior parte de seus hormônios de crescimento responsáveis ​​pela renovação celular e recuperação muscular. 

Para tirar o máximo proveito de suas sessões de exercícios, durma de  7 a 8 horas todas as noites.

Dica bônus: Utilize a LEDterapia

As luzes emitidas pela LEDterapia desbloqueiam a capacidade do corpo de se curar, o que significa menos tempo de recuperação após os treinos, melhora na cura após treinos intensos e recuperação mais rápida após lesões. As mantas Sportllux de LEDterapia são produzidas em três formatos diferentes, capazes de atender todas as regiões do corpo. 

Priorize essa rotina

Se você não conseguir se recuperar adequadamente antes da próxima sessão de treinamento, não poderá ter um desempenho ideal. Use essas dicas pós-treino  na sua rotina para conquistar suas metas de condicionamento físico. 

Leia também: 6 técnicas de recuperação muscular pós-treino