Swipe to the left

Como otimizar as sessões de Recovery Muscular?

Como otimizar as sessões de Recovery Muscular?
Por Ricardo Takahashi

Sobre o Autor:




25 de janeiro de 2022 Sem comentários

Como otimizar as sessões de Recovery Muscular?

A recuperação e o desempenho estão intimamente conectados e o equilíbrio entre eles é fundamental para que seja minimizado (ou se possível eliminado) a má adaptação aos estresses psicológicos e fisiológicos induzidos pela carga de treinamento. 

Esse equilíbrio é de extrema importância para a vida de um atleta. Dessa forma, para que seja alcançado níveis mais altos de desempenho físico, é preciso treinar de forma consistente e gradual, o que pode acarretar em maiores taxas de estresse e sobrecarga para seu corpo.

O processo de recuperação, o tempo de inatividade entre as sessões de treinamento, é de extrema importância para permitir que o atleta atue durante a próxima sessão de treinamento sentindo-se descansado, saudável e com menor possibilidade de sofrer lesões. 

Esse processo fornece tempo ao corpo de retornar a homeostase de vários sistemas contribuindo para um melhor desempenho.

Dores musculares de início tardio, fadiga percebida e lesões são reduzidos com uma adequada recuperação permitindo que atletas se mantenham saudáveis ao longo do tempo e evitem problemas crônicos, os quais diminuem o rendimento esportivo dos atletas e os deixam afastados de seus clubes, instituições e patrocinadores.

Inflamação e recuperação

Um treino físico gera uma resposta inflamatória natural do corpo ao dano muscular e essa inflamação é um processo complexo e normal de crescimento e reparo tecidual. Caso o atleta não se recupere adequadamente após os exercícios, a inflamação aguda pode se tornar crônica com o tempo.

O recovery pós-treino/competição é essencial para o atleta continuar desempenhando suas atividades em alto nível. Portanto, estratégias como sono reparador, eletroestimulação, massagens, vestimentas compressivas, liberação miofascial e ingestão de alimentos/suplementos são práticas comuns no meio esportivo para promover essa recuperação.

A associação desses recursos com a LEDterapia, tecnologia presente na manta de LED Sportllux, é um diferencial que otimiza o tempo e o sucesso do recovery por sua ação em nível celular e capacidade de abranger maior área de tecido muscular.

O que é a LEDterapia e como ela funciona?

Por meio das luzes vermelhas emitidas a LEDterapia age nas mitocôndrias e as estimulam a desencadear a produção da molécula de trifosfato de adenosina (ATP), sendo essa última o principal meio de transferência de energia bioquímica do seu corpo. O ATP é entregue a todos os tecidos e órgãos do corpo, aumentando o nível de energia das células. 

Maiores níveis energéticos produzidos intracelular geram maiores níveis de liberação de oxigênio e isso faz com que a inflamação seja reduzida, estimule o sistema imunológico  e melhore a circulação sanguínea.

Essa terapia vem sendo muito utilizada por atletas profissionais em uma ampla variedade de esportes e é cada vez mais recomendada por treinadores profissionais. Suas possibilidades de melhoria de desempenho permitem que tanto atletas amadores quanto atletas profissionais atinjam maiores níveis de desempenho.

Saiba mais: Como a LEDterapia age na recuperação muscular?

Como a LEDterapia pode otimizar as sessões de recuperação muscular?

Por ser uma tecnologia com inúmeras indicações, possui diferentes benefícios se aplicada antes ou depois de um treino. Veja à seguir:

Pré-exercício

  • Maximizar o desempenho muscular;
  • Promover o crescimento muscular;
  • Melhorar o tônus ​​muscular;
  • Ajudar a prevenir ferimentos;
  •  Aumentar a hidratação;
  • Aumentar a oxigenação;
  •  Aumentar a resistência;
  • Aumentar o nível de energia por meio de níveis elevados de ATP;
  • Reduzir o tempo de recuperação pós-treino;
  • Diminuir o estresse nos músculos, articulações e tecidos.

Pós-exercício

  • Aceleração da reparação de tecidos e recuperação muscular;
  • Exaustão e fadiga reduzidas;
  • Diminuição da dor e dor muscular e articular;
  • Hidratação melhorada;
  • Melhor circulação;
  • Aumento do poder de cura de lesões;
  • Oxigenação elevada;
  • Inflamação reduzida.

 

Saiba como aplicar a manta de LED Sportllux antes ou depois do treino. Baixe o Guia da Recuperação Muscular e conheça alguns protocolos:

Guia de Recuperação Muscular

Co-autor: Ricardo Takahashi Crefito: 37132-F

 

 

Publicado em: Palavra do especialista