Swipe to the left

Quais são os primeiros sinais de uma lesão muscular?

Quais são os primeiros sinais de uma lesão muscular?
30 de março de 2023 1 Comente

Seja um atleta profissional, ou um esportista de fim de semana, ambos estão sujeitos a ter uma lesão muscular. É importante ter discernimento para não confundir uma lesão com dor muscular tardia pós treino, que costuma se iniciar entre 6 a 12 horas após a atividade física e dentro de certos limites é considerada normal.

As lesões musculares podem ser causadas por contusões, estiramentos ou lacerações

A contusão se refere ao impacto de algum objeto contra o corpo, sem lesões estruturais aos ossos, articulações e pele. 

O estiramento é caracterizado pelo alongamento excessivo das fibras musculares. 

Na laceração há o estiramento brusco do músculo, com quebra ou não de tendões.

Segundo estudo publicado na Revista Brasileira de Ortopedia, estima-se que cerca de 30% a 50% das lesões associadas ao esporte são musculares e dentro desse número mais de 90% são contusões ou estiramentos.

As lesões musculares são divididas em grau I, II, III, de acordo com a severidade. Para o leitor menos familiarizado com essas situações, listamos a seguir quais são os primeiros sinais de uma lesão muscular e as diferenças dela para a dor muscular. Confira a seguir!

Leia também: Como prevenir lesões esportivas.

1 – Estalo

A história clínica mostra que muitas lesões musculares são acompanhadas de um estalido audível após o movimento, causado principalmente devido ao estiramento muscular.  

2 – Dor

De acordo com o Instituto Brasiliense de Medicina, uma dor muscular passageira desaparece em cerca de 72 horas, acima disso já é possível considerar a existência de uma lesão. A lesão pode apresentar desde uma “fisgadinha” que não passa, até uma dor intensa na região acometida. Se a dor não desaparecer ou diminuir com o tempo, é provável a existência de uma lesão.

3 – Hematoma

O hematoma (mancha roxa) apresenta um acúmulo de sangue fora dos vasos sanguíneos, geralmente ocorre após uma lesão ou trauma e podem ter a localização intramuscular ou intermuscular. A presença de hematoma mostra a existência de uma lesão de maior gravidade.

4 – Edema

O edema é o inchaço causado pelo acúmulo de líquidos entre os diversos tecidos e cavidades que compõem o corpo humano, consequente a um processo inflamatório ou ferimento.

5 – Dificuldade para movimentar o músculo

A lesão apresenta os sintomas descritos anteriormente e por isso o indivíduo apresenta dificuldades de locomoção ou movimentação na região acometida. Na lesão de grau I a limitação funcional é leve, na II a diminuição da função é maior e na III a perda de função é grande e o defeito no músculo (GAP) é palpável.

Se você leu até aqui, pode se interessar por: Como acelerar a recuperação muscular?

Com base nesses itens, se você desconfia que está sofrendo de uma lesão muscular é o momento de procurar um especialista, que poderá fazer os exames e avaliar o caso, como também um fisioterapeuta que poderá tratar a lesão da maneira mais adequada.

 

Wilson Guimarães 25 de abril de 2023 às 16:24
Boa tarde , tive uma lesão muscular , onde a ultrassonografia diagnosticou rompimento do tendão em 70 % , será preciso fazer cirurgia e ficarei bom se fizer ?