Swipe to the left

Como aumentar a Performance esportiva com a fotobiomodulação

Como aumentar a Performance esportiva com a fotobiomodulação
Por Marília Barga | Time Sportllux 11 de maio de 2023 Sem comentários

Sabemos que o processo de recuperação de um atleta é essencial e um fator determinante para o seu desempenho. Diante disso, é muito comum ouvir neste meio esportivo, ao discutir o processo de recuperação, palavras como “otimizar o desempenho ou performance”. 

Isso acontece porque o processo de recuperação não é mais sobre a cura de um atleta, mas a melhora natural de sua performance esportiva. 

Então, como os terapeutas profissionais podem otimizar o desempenho e a recuperação dos atletas profissionais

Bem, a fotobiomodulação ou LEDterapia está se tornando um dos tratamentos mais eficazes para esses indivíduos de alto desempenho.

Como os treinadores profissionais estão sempre procurando maneiras naturais de melhorar a performance esportiva de seus jogadores, a luz provou ser uma modalidade de terapia eficaz de cura natural do corpo. 

Mas como essa tecnologia funciona?

Os dispositivos emitem luzes em comprimentos de onda específicos, que são facilmente absorvidas pelo citocromo c, uma proteína que faz parte da mitocôndria de uma célula. Ao absorver esta energia luminosa, a energia celular é aumentada e a produção de energia ATP nas mitocôndrias cresce. 

Isso ajuda a queimar mais energia, mas também a reduzir a dor (muscular), o inchaço e a rigidez nos músculos e articulações e a se recuperar mais rapidamente para o próximo desafio esportivo.

Leia também: Conheça 6 benefícios de usar a LEDterapia

Como aplicar a fotobiomodulação para performance esportiva?

Antes do exercício

Você pode pré-condicionar o atleta com a LEDterapia antes do exercício para um desempenho muscular mais forte. 

A terapia de luz pré-exercício também pode ajudar a limitar o dano e a tensão muscular, que pode afetar negativamente o desempenho devido à inflamação, dor e tempos de recuperação mais longos. 

Após o exercício

Use terapia da luz após uma sessão de exercícios ou após cada sessão de exercícios como parte de uma rotina de treinamento. O objetivo da terapia de luz pós-exercício é acelerar o processo de recuperação, acelerando sua adaptação muscular ao exercício. 

A LEDterapia após o treino também ajuda o corpo a processar a inflamação aguda do treino.

Estudos comprovam a eficácia dessa tecnologia para performance esportiva

Uma meta-análise mostrou “melhoria significativa para as principais medidas relacionadas ao desempenho”, incluindo resistência e velocidade. Além de “acelerar a recuperação quando aplicada antes do exercício”

Leia também: Como a LEDterapia age na recuperação muscular?

Um outro estudo descobriu que a terapia com luz vermelha após o treino pode aumentar a massa muscular. Assim, não só a terapia de luz vermelha acelera o processo de recuperação, mas também melhora a força muscular.

Também se comprovou que melhora a resistência em três vezes e promove aumento da resistência à fadiga quando aplicado em intervalos de descanso.

Outro estudo de 2018 concluído por pesquisadores brasileiros descobriu que, jogadores profissionais de futebol, que passaram pela terapia da luz vermelha permaneceram mais tempo no campo de jogo.

Leia também: Luz vermelha na fisioterapia: conheça as principais aplicações

Essas são as principais razões pelas quais atletas e equipes esportivas começaram a usar essa tecnologia e a utilizam cada vez mais como parte de seu programa regular de treinamento. Tanto na fase de construção para um desempenho, quanto depois para se recuperar mais rapidamente. 

A fotobiomodulação é um tratamento seguro e eficaz, sem efeitos adversos. Isso é diferente de muitas outras terapias fisioterapêuticas. 

Conheça a Manta de LED Sportllux: dispositivo ideal para aumento da performance esportiva