Swipe to the left

Estudo comprova que a manta de LED Sportllux estimula a atividade mitocondrial

Estudo comprova que a manta de LED Sportllux estimula a atividade mitocondrial
Por Beatriz Sanches | Time Sportllux 9 de fevereiro de 2023 Sem comentários

A fotobiomodulação ou Low Level Light Therapy (LLLT) tem sido um método popular para tratar uma série de doenças físicas na medicina moderna. Diversos estudos demonstram que esse tipo de tratamento pode diminuir a inflamação, aliviar a dor, estimular a cicatrização de tecidos danificados e estimular a função celular. 

No entanto, pesquisas também mostram resultados positivos para o uso da LEDterapia para promover a cicatrização e aliviar a fadiga muscular. Isso revolucionou o tratamento de lesões esportivas, pois a LEDterapia  pode não apenas reduzir os tempos de recuperação, mas também controlar a fadiga e melhorar o desempenho.

O tratamento com o uso de LEDterapia, envolve a aplicação de diodos emissores de luz (LEDs) em comprimentos de onda específicos, na superfície do corpo. 

Quando a luz terapêutica é enviada aos tecidos, parte dela é absorvida pela epiderme, mas os fótons também podem atingir estruturas mais profundas. Um dos alvos celulares deste tipo de terapia são as mitocôndrias da célula, em particular a citocromo c oxidase (CCO). O CCO é uma enzima terminal da cadeia de transporte de elétrons e desempenha um papel vital na bioenergética da célula. 

Sabe-se que um aumento na atividade de transporte de elétrons pode levar a um aumento também na produção de  trifosfato de adenosina (ATP), que é essencial para a energia celular, pois o seu aumento leva ao funcionamento ideal dentro da célula muscular. Isso, por sua vez, leva a uma melhor recuperação muscular e desempenho atlético.

Leia também: O que é LEDterapia?

Sobre o estudo com a manta de LED Sportllux

Um estudo experimental, in vitro, realizado em 2022, buscou verificar se a irradiação com a manta de LED Sportllux (650 nm e 860 nm) em células musculares C2C12, alteraria a viabilidade, morfologia e composição do citoesqueleto.

Citoesqueleto é um sistema de filamentos ou fibras que está presente no citoplasma de eucarióticas células (células contendo um núcleo). O citoesqueleto organiza outros constituintes da célula, mantém a forma da célula e é responsável pela locomoção da própria célula e pelo movimento das várias organelas dentro dela.

Durante o estudo foi utilizado a manta de LED Sportllux Ultra, um dispositivo composto por 84 LEDs, com emissão 8 mW de potência, emitindo 660±20 nm e 850±20 nm , e cobrindo uma área (A) de 120 cm2 . A densidade de potência da luz entregue foi de 5,6 mW/cm2 e o tempo de exposição foi de 10 minutos, totalizando a fluência de 3,4 J/cm2. 

Comparando com o grupo controle, aplicação de irradiação com o dispositivo Sportlux Ultra estimulou um aumento de 32% de energia por ensaio de atividade mitocondrial, além de número de células por ensaio de viabilidade celular e alinhamento de componentes do citoesqueleto por ensaio de fluorescência em células da linhagem C2C12. 

Os resultados do estudo concluíram que os filamentos organizados de actina do citoesqueleto normalmente contribuem para a sobrevivência celular e que induzem grandes mudanças celulares no citoesqueleto que resultam na mudança da forma celular. 

Esses resultados sugerem que a manta de LED Sportllux Ultra pode aumentar a energia, auxiliar na reparação de lesões teciduais e colaborar para o aumento rápido da performance em atletas. 

estudo sportllux

Confira o estudo na íntegra


Se interessou e quer saber mais? Conheça a linha de dispositivos Sportllux

Publicado em: Palavra do especialista