Swipe to the left

Fotobiomodulação para o tratamento da inflamação

Fotobiomodulação para o tratamento da inflamação
Por Gabriel de Paula 5 de maio de 2022 Sem comentários

A fotobiomodulação ou LEDterapia é uma das melhores maneiras de aliviar a dor. Suas aplicações potenciais são inúmeras, e muitos pacientes recorrem a essa opção de tratamento como alternativa à medicação ou cirurgia. Neste conteúdo, você vai entender como ela pode ser uma ferramenta benéfica no tratamento da inflamação.

A inflamação

A inflamação é a resposta do corpo à lesão para tentar curá-la. Mas muitas vezes a reação inflamatória é excessiva e “exagera”, o que tem um efeito inibitório incoerente sobre os mecanismos naturais de cura do corpo. Isso perpetua a dor e a disfunção na área afetada.

O que é fotobiomodulação e como ela age na inflamação?

A fotobiomodulação, também conhecida como LEDterapia ou terapia com luz de baixa intensidade (LLLT), é um tratamento simples e não invasivo que fornece comprimentos de onda de luz vermelha e infravermelha à pele e às células. 

A energia do laser aplicada através da pele excita a energia cinética dentro das células, transmitindo estímulos de cura conhecidos como fótons ou feixes de luz. A pele absorve esses fótons por meio de um efeito fotoquímico, não fototérmico; portanto, a terapia não causa dano térmico aos tecidos.

Uma vez que os fótons atingem as células do corpo, eles promovem uma cascata de cura das atividades celulares.

A luz estimula as mitocôndrias, aumenta o fluxo sanguíneo e a drenagem linfática, aumenta a produção de energia e promove a formação de colágeno - reduzindo assim a inflamação e o tecido cicatricial.

Esses mecanismos de ação interrompem o ciclo da dor, trazendo uma cicatrização mais rápida e alívio da dor.

Isso resulta em efeitos de cura imunomediados  nos tecidos moles lesionados (tendões, ligamentos, músculos, cápsula articular etc.) e também nos nervos envolvidos, pele etc.

Redução da dor: os tratamentos com LED reduzem os níveis de bradicinina, um produto químico que provoca dor e libera endorfinas e encefalinas que ajudam a aliviar a dor.

Anti-inflamatório: A terapia com LED aumenta os glóbulos brancos mediadores da inflamação que ajudam a resolver rapidamente a inflamação. 

Vasodilatação: A LEDterapia  faz com que os vasos sanguíneos e linfáticos se alarguem, chamado de vasodilatação, que permite que mais atividade aconteça no local da inflamação, como a entrega de nutrientes e a remoção de resíduos e células mortas, resolvendo a inflamação mais rapidamente.

Leia também: 5 benefícios da LEDterapia para o fisioterapeuta

Condições inflamatórias que podem ser beneficiadas com essa terapia

  • Síndrome do Túnel do Carpo;
  • Nervo Ciático;
  • Epicondilite;
  • Fascite Plantar;
  • Bursite.
  • Fibromialgia, dor miofascial, cervicalgia, dor torácica e lombalgia.
  • Distúrbios do tecido conjuntivo, como entorses, distensões e tendinites.
  • Osteoartrite de extremidades e coluna.
  • Distúrbios da ATM e lesões ligamentares.
  • Lesões musculares ou distúrbios como contusões musculares, contusões e contraturas de encurtamento muscular, como ombros congelados.
  • Lesões neurológicas ou distúrbios como prolapso de disco, ruptura ou hérnia de disco, lesões por esmagamento e neurite.

Essa terapia tem a capacidade de "bio-estimular" o crescimento e o reparo dos tecidos. Isso resulta em cura acelerada e diminuição dramática da dor e inflamação. Ao contrário de todas as outras modalidades de tratamento, a LEDterapia realmente "cura" o tecido, além de fornecer uma forma poderosa de controle da dor.

Manta de LED Sportllux

Muito indicado por fisioterapeutas e atletas, a Manta de LED Sportllux é um dispositivo de LEDterapia que pode ser usado tanto em clínicas como home device.

Sua ação analgésica e anti-inflamatória auxilia no alívio da dor e diminuição de inflamações, além de acelerar  a recuperação muscular e melhorar o desempenho esportivo. 

Se interessou e quer saber mais? Conheça a linha de dispositivos Sportllux ou converse com uma de nossas consultoras técnicas!