Swipe to the left

Fotobiomodulação na fisioterapia esportiva

Fotobiomodulação na fisioterapia esportiva
Por Marília Barga | Time Sportllux 4 de abril de 2023 Sem comentários

 

A fotobiomodulação, também conhecida como LEDterapia, têm sido usada há mais de quarenta anos na fisioterapia esportiva para diminuir a dor, edema e curar músculos.

Ela funciona visando o tecido com comprimentos de onda específicos de luz. Isso porque, a luz emitida pelo LED desencadeia mudanças bioquímicas dentro das células e promove a cura. Também ajuda a eliminar a dor e o inchaço, além de poder tratar pacientes que sofrem de uma variedade de condições agudas e crônicas.

Sabemos que o tratamento da dor pode ser um dos obstáculos mais desafiadores para diversos especialistas, pois o seu manejo tradicional por meios medicinais ou mais invasivos pode ser caro e apresentar riscos. A fotobiomodulação vem como uma boa opção, pois traz muitos benefícios no tratamento, com poucas contraindicações ou riscos potenciais.

Como funciona?

A fotobiomodulação estimula a cura através da energia da luz. À medida que a luz vermelha e infravermelha irradia para a área afetada, os fótons penetram profundamente no tecido e são absorvidos. Esses fótons causam mudanças no tecido, que desencadeiam respostas de cura em nível celular.

Leia também: Luz vermelha na fisioterapia: conheça as principais aplicações

 

Como a Fotobiomodulação pode auxiliar a fisioterapia esportiva?

Alívio da dor rápida e eficaz

A fotobiomodulação na fisioterapia esportiva oferece alívio rápido e eficaz da inflamação, que é a principal causa de dor e desconforto. 

Essa terapia faz com que os vasos linfáticos e artérias menores aumentem de tamanho, um processo chamado vasodilatação. Isso ajuda no processo de cicatrização, permitindo que o edema, a inflamação e o inchaço sejam eliminados do local alvo de forma rápida e eficaz. 

A vasodilatação também promove a drenagem do fluido linfático nos gânglios linfáticos e faz com que os hematomas cicatrizem mais rapidamente.

Essa terapia também ajuda a reduzir a formação de tecido cicatricial. Além de bloquear a dor transmitida pelas células nervosas e diminuir a sensibilidade nervosa. Ajudando assim, os atletas a se curarem mais rapidamente.

Reparação e crescimento acelerado de tecidos

Os fótons de luz dos LEDs penetram profundamente no tecido e aceleram a reprodução e o crescimento celular. A luz do LED também aumenta a energia disponível para a célula, permitindo uma melhor absorção de nutrientes e a redução de toxinas. 

O resultado dessa aplicação de LED é a reparação das células, incluindo as células dos tendões, ligamentos e músculos. 

Devido à sua capacidade de reparar rapidamente o tecido, essa terapia é especialmente eficaz após uma cirurgia, por exemplo.

Função nervosa aprimorada

É uma maneira eficaz de acelerar e melhorar a regeneração do nervo. 

A recuperação lenta das funções nervosas no tecido danificado pode resultar em dormência e membros prejudicados. Os tratamentos com a LEDterapia são uma maneira eficaz de acelerar e melhorar a regeneração do nervo.

Recuperação mais rápida

Sem dúvidas que os atletas trabalham duro. Os treinos são exaustivos, e jogos e performances, mais ainda. Ter um tempo de recuperação rápido e não ter que treinar com excesso de dor é uma vantagem real em qualquer competição.  

Na fisioterapia esportiva, a fotobiomodulação é muito indicada principalmente para tratamentos pós-treino. Isso porque ela melhora o fluxo sanguíneo nos músculos, ligamentos e articulações, ao mesmo tempo em que acelera a recuperação e minimiza a dor muscular.

Leia também: Fotobiomodulação para dor muscular: confira estudos!

Eficiência no tratamento de lesões

Infelizmente, as lesões fazem parte da prática esportiva.  Quando um atleta se machuca, sua principal prioridade é voltar à melhor forma e se recuperar rapidamente. Uma maneira de conseguir isso é utilizando a fotobiomodulação durante a reabilitação. 

As lesões esportivas geralmente se enquadram em duas categorias: lesões agudas ou lesões por uso excessivo. 

Qualquer uma dessas lesões podem causar dor intensa e exigir que o atleta restrinja sua atividade. E, claro, perder tempo de treinamento significa desempenho reduzido.  

Está comprovado a eficácia da fotobiomodulação para cobrir lesões em ambas as categorias, incluindo entorses, distensões, danos nos ligamentos, tendinites e contusões. 

Leia também: 5 benefícios da LEDterapia para o fisioterapeuta

Condições comuns que podem ser tratadas com essa tecnologia na fisioterapia esportiva

  • Cotovelo de tenista – Pode proporcionar melhora a longo prazo no tratamento de casos agudos e crônicos de cotovelo do tenista. Seu efeito anti-inflamatório melhora a cicatrização sem efeitos colaterais.

  • Lesões no Joelho – Aplicada diretamente na lesão, promove a regeneração do tecido e reduz a inflamação.

  • Lesões nas costas – Pode ser útil para trazer alívio para lesões e dores nas costas. Esta técnica está ganhando popularidade entre os fisioterapeutas para tratar dores nas costas.

  •  Dor musculoesquelética – Traz alívio à dor e acelera a recuperação de condições musculoesqueléticas como entorses, dores musculares nas costas e entre outras.

  • Dor no pescoço – A aplicação dos LEDs no pescoço pode reparar os tecidos, reduzir a inflamação e impedir as fibras da dor para proporcionar alívio rápido e melhorar a cicatrização.

Benefícios clínicos da fotobiomodulação na fisioterapia esportiva

  • Não invasivo e não cirúrgico;

  • Tratamento baseado em evidências com resultados clinicamente comprovados;

  • Sem efeitos colaterais e sem efeitos adversos;

  • Tratamento seguro eficaz para dor musculoesquelética aguda ou crônica de origem traumática ou inflamatória;

  • Todos os tipos de danos nos tecidos podem ser tratados;

  • Seguro para usar imediatamente após a aquisição de lesão;

  • Ajuda a eliminar a dor;

  • Reduz a necessidade de produtos farmacêuticos;

  • Restaura a amplitude normal de movimento e função física;

  • Todas as idades podem ser tratadas;

  • Tratamento confortável sem dor;

  • Fornece uma alternativa de tratamento para pacientes que não responderam às terapias convencionais;

  • Apoiado por pesquisas realizadas em Harvard, NASA e outras instituições respeitáveis.

Já conhece a manta de LED Sportllux?

A Manta de LED Sportllux é um dispositivo com a tecnologia da fotobiomodulação, que promove ação analgésica e anti-inflamatória para o tratamento das dores musculares e diversas outras condições.

Saiba mais: 9 coisas que você precisa saber sobre o Sportllux!

Os benefícios da luz na fisioterapia são inúmeros e cada vez mais profissionais da área estão investindo nessa tecnologia inovadora.

Leia também: 7 razões para você usar o Sportllux na sua clínica!

Se você gostou do artigo, baixe gratuitamente nosso e-book O Poder do LED na fisioterapia!

 O poder do LED na fisioterapia