Swipe to the left

Descubra o poder da LEDterapia para a prevenção de lesões esportivas

Descubra o poder da LEDterapia para a prevenção de lesões esportivas
Por Beatriz Sanches | Time Sportllux 6 de outubro de 2020 Sem comentários

“Lesões esportivas” é um termo amplo que abrange todas as lesões que você pode sofrer ao praticar esportes, malhar ou se esforçar fisicamente. Você também não precisa ser um atleta profissional para sofrer uma lesão esportiva.

Quando lesionado, encontrar o tratamento mais eficaz pode reduzir bastante a dor e o desconforto, além de aumentar a velocidade de recuperação para voltar a praticar exercícios.

A LEDterapia, também conhecida como Low Level Light Therapy (LLLT) ou fotobiomodulação, tem sido considerada uma técnica eficaz para prevenção e tratamento de lesões esportivas, pois suas propriedades vasodilatadoras, anti-inflamatórias e redutoras da dor são muito benéficas. 

Como funciona a LEDterapia?

Os feixes de luzes emitidos não são invasivos e não cortam o tecido. A LEDterapia usa emissão ondas contínuas que melhoram a função celular, a regeneração do nervo, reduz a inflamação e acelera a recuperação.

Sua eficácia é regida pelo comprimento de onda, duração do tratamento, dosagem e local de aplicação. Os resultados clínicos variam de acordo com a profundidade do tecido alvo.

LEDterapia para prevenção de lesões esportivas

Uma das maneiras mais importantes de reduzir o risco de lesões é realizar um aquecimento adequado. O aquecimento aumenta gradualmente a frequência cardíaca e a circulação para soltar as articulações e aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos.

O uso das luzes da LEDterapia ajudam no processo de aquecimento por meio de um processo chamado vasodilatação, no qual os vasos sanguíneos se alargam e permitem mais fluxo sanguíneo por todo o corpo.

A LEDterapia não só evita lesões, ela pode ser usada ao primeiro sinal de lesão, pois promove a cura e previne danos adicionais, além de aliviar a dor e o inchaço.

As mudanças fisiológicas e os benefícios dessa tecnologia relacionados a lesões esportivas e prevenção de lesões, podem incluir:

  • Acelera a reprodução e o crescimento celular.
  • Recuperação mais rápida simulando o desenvolvimento de fibroblastos no tecido danificado.
  • Maior atividade metabólica. A LEDterapia suporta o aumento da produção de enzimas específicas no corpo, maior oxigênio para as células do sangue e uma resposta imunológica mais forte.
  • Formação de tecido fibroso inferior: Pode diminuir a quantidade de tecido cicatricial que se forma após abrasões, cortes ou incisões cirúrgicas.
  • Resposta anti-inflamatória. A LEDterapia pode diminuir o inchaço causado por hematomas ou inflamação nas articulações. Isso ajuda a melhorar a mobilidade.
  • Aumento da atividade vascular: A LEDterapia estimula a circulação linfática e sanguínea, o que ajuda a apoiar a circulação no tecido afetado.
  • Função nervosa estimulada: A LEDterapia pode acelerar o processo de reconexão das células nervosas, o que ajuda a estimular áreas dormentes ao redor das lesões de volta à vida.

Comprovação da eficácia da luz

Estudo 1 

Um estudo realizado por estudiosos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em parceria com pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, confirmou que a aplicação destes LEDs produz um efeito revigorante nos músculos, melhorando o desempenho muscular.

Também foram realizados alguns testes, que comprovam que o uso da luz dobrou a capacidade da realização do esforço físico.

Os pesquisadores ainda observaram que a luz foi capaz de elevar em 10 vezes a capacidade das células de produzir energia, comprovando assim sua ação na redução da fadiga muscular.

Estudo 2 

O mesmo grupo de pesquisadores ainda realizou um estudo, publicado na Laser in Medical Science, onde, ao avaliarem os efeitos da fototerapia na equipe masculina de vôlei profissional de São Bernardo, observaram que o tratamento com luz, quando aplicado antes do exercício físico intenso, é capaz de estabilizar a membrana das células musculares, protegendo-as e evitando seu rompimento.

Estudo 3 

Um estudo realizado por vários departamentos universitários de Cirurgia Ortopédica no Japão testou 41 pacientes que participaram de uma série de atividades esportivas, incluindo golfe, aeróbica, vôlei e triatlo e muito mais.

Esses pacientes sofriam de uma série de lesões comuns em atletas, como:

  • Joelho de saltador;
  • Epicondilite lateral do úmero;
  • Tendinite de Aquiles;
  • Lesão do músculo adutor;
  • Epicondilite medial do úmero;
  • Lesão do manguito rotador.

Os participantes receberam até 10 tratamentos LEDterapia aplicados em seus pontos de dor e/ou pontos de acupuntura correlacionados. Ao longo de seus tratamentos, eles foram solicitados a avaliar sua pontuação de dor de 1 a 10 para medir se estavam sentindo algum alívio. Os resultados deste estudo de caso concluíram que a LEDterapia teve uma taxa geral de eficácia de 65,9% em todos os pacientes e nas 10 lesões diferentes tratadas. No entanto, verificou-se que a taxa de eficácia para condições como joelho de saltador (75%), cotovelo de tenista (66,6%) e tendinite de Aquiles (66,6%) foi muito maior. 

Manta de LED Sportllux

A terapia com manta de LED Sportllux possui efeito anti-inflamatório e analgésico. Sendo muito indicada para prevenção e alívio de lesões esportivas, pois proporciona estímulo à microcirculação local. Os benefícios incluem: 

  • Preparo do músculo para a atividade física;
  • Melhora na microcirculação no local e o fluxo linfático;
  • Modulação do estresse oxidativo;
  • Remoção do ácido lático;
  • Auxílio na contração muscular;
  • Alívio da dor crônica e aguda.

Leia também: 9 Coisas que você precisa saber sobre a manta de LED Sportllux

Modo de uso do dispositivo

Basta posicioná-los confortavelmente no local de aplicação, sendo mantido na mesma posição durante toda a sessão.

Protocolos de uso

  • Antes da atividade física: Uma sessão de 10 minutos é suficiente para preparar o músculo para o exercício.
  • Após a atividade física: O ideal são duas sessões seguidas, totalizando 20 minutos.

Quer saber mais sobre o poder da LEDterapia? Leia também: Benefícios da manta de LED Sportllux para lesões

guia-da-ledterapia-para-inflamação

Publicado em: Palavra do especialista