Swipe to the left

Tendinite no ombro: tudo que você precisa saber

Tendinite no ombro: tudo que você precisa saber
Por Natália Rocha | Time Sportllux 6 de dezembro de 2022 Sem comentários

Você sente incômodos e dores fortes no ombro? Isso pode ser sinal de tendinite no ombro, uma patologia comum, principalmente em pessoas que fazem movimentos e esforços repetitivos.

A articulação do ombro é uma das mais ativas e complexas do nosso corpo. Isso acontece porque utilizamos essa região para uma série de atividades no dia a dia, desde as que são fáceis até as mais difíceis. Em consequência disso, alguns problemas como a tendinite no ombro podem surgir.

Isso gera dúvidas nas pessoas a respeito da tendinite no ombro, se é algo grave, como é o tratamento e os sintomas.

O que é tendinite no ombro?

A tendinite no ombro é uma inflamação que ocorre em algum tendão dessa região, mas o mais comum é o problema ocorrer nos tendões do manguito rotador, mas pode acontecer também em outras áreas.

A tendinite no ombro pode ocorrer com qualquer pessoa, já que o tendão é uma parte do tecido que visa unir o músculo e osso.

Os músculos são responsáveis por fazerem os nossos ossos trabalharem, mas para que isso aconteça eles precisam estar em cima do osso, ou seja, colado. Outro ponto importante: o ombro possui uma série de tendões e cada um deles pode sofrer com inflamações e consequentemente ter uma tendinite.

Isto posto, uma pessoa pode ter tendinite no ombro em mais de um tendão ao mesmo tempo, o que pode agravar o problema.

Sintomas da tendinite no ombro

Dores no ombro é o principal sintoma da tendinite e pode aparecer e persistir conforme o problema se agrava. Isto posto, os sintomas aparecem de acordo com excesso de movimentos repetitivos e esforço que a pessoa faz. Isso pode se intensificar à noite, que é geralmente quando ocorre o esfriamento dos músculos.

Em alguns casos, outros sintomas podem aparecer, por exemplo:

  • Ombro formigando;
  • Dor que irradia por todo o braço;
  • Dor intensa no ombro que pode surgir inesperadamente;
  • Dificuldade em levantar o braço.

Ao sentir esses e outros sintomas, procure um especialista para uma avaliação, exames e a partir disso, é possível iniciar um tratamento adequado para o caso.

Causas da tendinite no ombro

As causas da tendinite no ombro podem ser as mais variadas. Um esforço repetitivo e intenso, por exemplo, dessa articulação.

Dormir a noite toda de bruço com a cabeça repousada sobre o braço, permanecer em má postura por horas. Essas são ações feitas sem perceber e que podem com o tempo gerar problemas.

Elevação excessiva dos braços também pode gerar lesões nos tendões e assim provocar a tendinite.

Tendinite no ombro tem cura?

A patologia não tem cura, mas é possível tratar a tendinite com alguns métodos conservadores, ou seja, que dispensam a realização de uma cirurgia.

Tratamentos para tendinite

Uma tendinite pode ter uma reabilitação rápida, mas em alguns casos leva um certo tempo para a recuperação. Algumas possibilidades para tratar a patologia são:

Repouso

Evitar qualquer atividade que demande muito esforço e repousar a área lesionada é muito importante para a recuperação do tendão.

Medicamentos

Anti-inflamatórios e analgésicos são opções para tendinite no ombro, promovendo alívio da dor e inflamação.

Fisioterapia

É um excelente tratamento para tendinite no ombro, ajudando a reduzir não só a inflamação, mas também no fortalecimento das articulações. No entanto, os exercícios para fortalecer precisam ser adequados e feitos com suavidade para não agravar a lesão.

Uso da LEDterapia

A LEDterapia é um tratamento não invasivo, indolor e não medicamentoso. Possui um efeito anti-inflamatório além de estimular o processo de recuperação dos tecidos.

Reduzindo as dores, a luz de LED possibilita uma reabilitação mais rápida, permitindo que gradualmente você possa retornar às suas atividades.

Saiba mais:Descubra o poder da LEDterapia para a prevenção de lesões esportivas

Manta de LED Sportllux

A manta de LED Sportllux é um dispositivo de LED que possui ação anti-inflamatória que permite tratar lesões crônicas e agudas nos tendões, incluindo a tendinite no ombro.

Possui a tecnologia da fotobiomodulação ou LEDtereapia, que nada mais é do que a emissão de luzes em comprimentos de onda específicos, nesse caso vermelho e infravermelho, que penetram nos tendões e nos tecidos musculares, atuando na redução das dores.

Gostou desse conteúdo sobre tendinite no ombro? Acreditamos que você também pode gostar de ler este conteúdo sobre tendinopatia.

Publicado em: Lesões