Swipe to the left

Quais os tratamentos mais comuns para a inflamação?

Quais os tratamentos mais comuns para a inflamação?
Por Marília Barga | Time Sportllux 20 de junho de 2023 1 Comente

Se você está lendo esse texto certamente já teve algum processo inflamatório durante a vida. Caso não se recorde qual a última vez que passou por isso, com certeza irá se lembrar de algum parente, colega ou vizinho que se queixa de alguma dor.  

A inflamação não tem preconceitos e não escolhe gênero, atinge todos os grupos e pode estar a sua espreita nesse exato momento. Mas você se engana se imagina que ela é uma grande vilã. Certamente ela é uma personagem incômoda, mas está presente para ajudar o organismo a se recuperar de lesões e infecções e assim reparar o tecido danificado. Confira a seguir mais detalhes e saiba quais os tratamentos mais comuns para inflamação.

Afinal, o que é inflamação?

É uma forma do corpo se proteger de infecções e lesões. O estágio inflamatório aumenta a produção de glóbulos brancos, células imunes e citocinas para ajudar a combater infecções.

A inflamação é a corrida dessas células e substâncias para a área afetada, o que pode causar inchaço, dor e vermelhidão da pele.

Mas por que a inflamação acontece?

A corrida das células e substâncias que combatem a infecção para uma área ferida ajudam a evitar a infecção nas linhas de frente.

A pele é a nossa primeira linha de defesa, portanto, uma fenda na pele, por menor que seja, pode convidar bactérias e vírus nocivos para a corrente sanguínea.

No caso de uma lesão interna em que a pele não está rompida, como uma torção no tornozelo, a inflamação ocorre para ajudar a remover as células danificadas ou mortas e iniciar a reparação do tecido.

Uma inflamação pode ser prejudicial?

Apesar da inflamação fazer parte do processo natural de cura, há momentos em que ela pode ser prejudicial.

Uma inflamação prolongada, como uma ferida de cicatrização lenta, tendinite ou osteoartrite, pode causar dor e danos duradouros que afetam o movimento e qualidade de vida de qualquer pessoa.

Além disso, doenças autoimunes, como artrite reumatoide, atacam as células saudáveis, causando inflamação.

Quando pensamos em inflamação, pensamos em algo que se pode sentir e ver, como vermelhidão da pele ou inchaço nas articulações.

Mas a inflamação pode acontecer sem que percebamos, o que pode se tornar perigoso se não for tratada.

 MR LED e inflamação

 

Quais os tratamentos para a inflamação?

Como vimos anteriormente, a inflamação recorrente não tratada pode causar danos irreparáveis. Para auxiliar nesse processo e impedir que algo prejudicial aconteça, profissionais da saúde entram em ação para resgatar a saúde do organismo. Conheça quais os tratamentos mais comuns para a inflamação.

Fármacos

Os anti-inflamatórios visam reduzir os sintomas gerados pela inflamação, como vermelhidão, dor, inchaço e calor.

No mercado existem mais de 20 tipos de anti-inflamatórios, divididos em esteroides e não-esteroides. Como todo medicamento, ele pode trazer efeitos colaterais, principalmente para pessoas com comprometimento renal.

Terapia quente

A termoterapia ajuda a tratar lesões por meio do aumento ou diminuição da temperatura. A terapia quente visa aumentar a temperatura, que desse modo ativa a circulação sanguínea no local. Pode ser utilizada em terapias de contraste para inflamações articularesintercalando frio e calor, a temperatura elevada auxilia na vascularização sanguínea e a fria reduz efeitos inflamatórios.

A terapia quente é feita com fontes de calor superficiais, comumente feitas com bolsas quentes, radiação infravermelha, hidroterapia. O calor pode chegar a tecidos mais profundos com o ultrassom.  

Terapia fria

O frio ajuda a aliviar inflamações, espasmos musculares e dor decorrente de lesões. A temperatura pode ser reduzida com o uso de bolsas de gelo, líquidos que resfriam por evaporação. O frio promove a vasoconstrição, esse efeito ajuda a diminuir a inflamação e impede que os nervos conduzam a sensação de dor.

A forma mais recente de aplicação é a crioterapia por corpo inteiro, que consiste na exposição de ar frio em criocabines.

Estímulo elétrico

A eletroterapia de alta frequência em dosagem adequada gera calor e promove o aumento da circulação sanguínea, auxiliando na diminuição das dores e inflamação. Normalmente é utilizada a TENs (Neuroestimulação elétrica transcutânea), onde são colocados pequenos eletrodos na região dolorida para gerar o estímulo elétrico no paciente.  

Massagem

A massagem pode mobilizar os tecidos contraídos, aliviar a dor e reduzir o edema e o endurecimento associados ao trauma. É indicada para luxação, torção, lesão articular, bursite, entre outros.

Recentemente, o estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de McMaster, mostrou que uma massagem realizada por 10 minutos tem o poder de desinflamar os músculos.

Acupuntura

Algumas das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) auxiliam no combate à inflamação, como acupuntura, quiropraxia e ozonoterapia.

A acupuntura é a inserção de agulhas em pontos estratégicos. No local onde são penetradas as agulhas são liberados mediadores inflamatórios (que coordenam a resposta a uma inflamação), que assim promove vasodilatação e ativação de células do sistema imunológico, com efeito analgésico, anti-inflamatório e relaxante.

Como a manta de LEDterapia Sportllux age no combate a inflamação?

A LEDterapia ou fotobiomodulação utiliza comprimentos de onda com luzes vermelhas e infravermelhas para atingir as mitocôndrias das células do corpo.

Esses comprimentos de onda aumentam a produção de energia celular (ATP) para ajudar na produção de mediadores inflamatórios e aumentar a circulação.

Com o aumento da circulação e da energia celular, a inflamação pode ser resolvida de forma natural e rápida, para lesões agudas e crônicas.

A luz no comprimento de onda correto tem a capacidade de penetrar mais profundamente no corpo, resolvendo a inflamação do estresse oxidativo e lutando contra um desequilíbrio de radicais livres. Conheça os benefícios de Sportllux:

  • Acelera a regeneração dos tecidos;
  • Reduz inflamação;
  • Restaura a função celular normal;
  • É indolor;
  • Sem efeitos colaterais;
  • Estimula o processo de cura natural do corpo.

Gostou do conteúdo? Leia também: Ação da LEDterapia para inflamação

Amilton Cesar Marinho Dias 21 de junho de 2023 às 18:51
Muito obrigado, pelas informações dadas. Todos vão ter em algum momento e estas informações nos auxiliam a agir para afim de começar o tratamento o mais rápido possível.