Swipe to the left

Entenda como a LEDterapia está mudando a rotina no esporte

Entenda como a LEDterapia está mudando a rotina no esporte
Por Marília Barga | Time Sportllux 25 de fevereiro de 2021 Sem comentários

De times de futebol, vôlei e até mesmo lutadores de jiu-jitsu, diversas equipes esportivas e atletas já implementaram a LEDterapia no esporte. Essa tecnologia não só auxilia na redução da dor e inflamação, benefícios já bem conhecidos, mas em outros quesitos importantes para o desempenho dos esportistas, como redução da fadiga muscular, aumento da resistência, bem como na prevenção de lesões.

Como funciona a LEDterapia?

LEDterapia, também conhecida como fotobiomodulação, Low Level Laser Therapy (LLLT) e Terapia de luz vermelha, usa a fotobioestimulação de comprimentos de onda específicos, que afeta os receptores de células biológicas reativas à luz (cromóforos) no corpo. Como resultado, melhora os mecanismos de reparo e cura do corpo, curando o tecido lesionado e reduzindo a duração geral da inflamação. Isso proporciona alívio da dor e espasmos, enquanto aumenta a amplitude natural de movimento e flexibilidade das áreas lesionadas.

Logo, auxilia os atletas a se recuperarem mais rapidamente para o próximo desafio esportivo. Evidências clínicas mostram que é um tratamento seguro e eficaz, sem apresentar efeitos adversos.

LEDterapia no esporte: como ela ajuda na rotina de jogos e treinos?

Reparação e crescimento acelerado de tecidos 

A luz do LED aumenta a energia disponível para a célula, permitindo uma melhor absorção de nutrientes e a redução de toxinas. Como resultado da exposição à luz, as células, incluindo as células dos tendões, ligamentos e músculos, são reparadas mais rapidamente. Devido à sua capacidade de reparar rapidamente o tecido, a LEDterapia é especialmente eficaz após a cirurgia.

Função Nervosa Aprimorada

A recuperação lenta das funções nervosas no tecido danificado pode resultar em dormência e membros prejudicados. A LEDterapia é uma maneira eficaz de acelerar e melhorar a regeneração do nervo.

Recuperação mais rápida

Muitos pacientes atléticos usam a LEDterapia  para tratamentos pós-treino. Ela melhora o fluxo sanguíneo nos músculos, ligamentos e articulações, ao mesmo tempo em que ajuda a liberar toxinas, acelerar a recuperação e minimizar a dor muscular.

Tratamento e prevenção de lesões esportivas 

No tratamento de uma lesão, a LEDterapia resolve a fase inflamatória e acelera todo o processo de cicatrização para acelerar e melhorar a função e a mobilidade.

Para a prevenção de lesões, o aquecimento é um componente importante, pois garante que o corpo fique pronto para movimentos mais intensos.

Neste caso, a LEDterapia ajuda no aquecimento por meio da vasodilatação, no qual os vasos sanguíneos se alargam e permitem mais fluxo sanguíneo por todo o corpo.

Redução da fadiga muscular

A verdade é que a fadiga afeta todas as pessoas em todos os esportes. Embora o treinamento e os exercícios regulares aumentam a força e a resistência, ainda há um ponto em que os músculos se cansam e o desempenho diminui.

A terapia de luz vermelha aumenta a produção de ATP e dá aos atletas mais suprimento de energia para ir mais longe. Ela também alivia aquela sensação de queimação após os exercícios.

Menos dor muscular

A dor muscular é provavelmente causada por pequenos danos musculares que causam uma resposta inflamatória. O uso da LEDterapia ajuda a reduzir a dor muscular após os exercícios.

O aumento da energia celular da fotobiomodulação ajuda os mediadores inflamatórios a chegarem ao tecido muscular danificado mais rápido, resolvendo a dor e reparando os danos antes que se tornem um problema maior.

Estudos que comprovam a eficácia da LEDterapia no esporte

Maior resistência: Aplicada antes e depois das sessões de exercícios de treinamento melhora a resistência.[Ver estudo]

Aumento da massa muscular: Pode aumentar a massa muscular adquirida após o treinamento e diminuir a inflamação e o estresse oxidativo nas biópsias musculares. [Ver estudo]

Menos inflamação: Um estudo brasileiro de 2010 descobriu que as pessoas que usaram terapia de luz antes de exercícios extenuantes acabaram experimentando menos dor e inflamação após os treinos. [Ver estudo]

Previne danos celulares induzido pelo exercício: Usada antes do exercício de resistência pode aumentar a função contrátil, prevenir o dano celular induzido pelo exercício e melhorar a recuperação pós-exercício de força e função. [Ver estudo]

Melhora no desempenho e redução da fadiga: De acordo com estudo, aumentou o tempo de exaustão em ciclistas competitivos, sugerindo esta intervenção como um possível agente ergogênico não farmacológico no ciclismo. [Ver estudo]

Maior ganho de força: Produz ganhos de força quando aplicado antes do exercício, tem efeito benéfico na reabilitação da lesão. [Ver estudo]

Acelera a recuperação: De acordo com estudo, essa terapia melhorou significativamente o índice de fadiga, diminuindo significativamente a porcentagem nos níveis de lactato sanguíneo e fadiga percebida. [Ver estudo]

Lesões esportivas: É eficaz para lesões esportivas, particularmente joelho de saltador, cotovelo de tenista e tendinite de Aquiles.[Ver estudo]

Melhora o desempenho do exercício: Melhora o desempenho muscular e acelera a recuperação principalmente quando aplicada antes do exercício. [Ver estudo]

Diminui a Dor Muscular de Início Tardio (DMIT): Usada antes do exercício, aumenta significativamente o desempenho, diminui a DMIT e melhora marcadores bioquímicos relacionados ao dano músculo esquelético. [Ver estudo 1][Ver estudo 2]

 Manta de LEDterapia Sportllux Pro

Você já conhece a manta de LED Sportllux?

A manta de LED Sportllux é um dispositivo com a tecnologia da LEDterapia, muito usado no Brasil por fisioterapeutas e atletas. A LEDterapia no esporte é uma excelente aliada das equipes de alto rendimento.

Sua ação analgésica e anti-inflamatória auxilia no alívio da dor e diminuição de inflamações. Ela também recupera a função ou reequilíbrio muscular e articular, além de prevenir lesões e melhorar o desempenho atlético.

Quer saber mais sobre esse dispositivo? Leia o artigo: 9 coisas que você precisa saber sobre a manta de LED Sportllux.

Para maiores informações converse com uma de nossas consultoras técnicas.

 Estudo com gêmeos surpreende ao mostrar efeitos da LEDterapia