Swipe to the left

Conheça a lesão que quase deixou Marta fora da Copa

Conheça a lesão que quase deixou Marta fora da Copa
Por Marília Barga | Time Sportllux 27 de julho de 2023 Sem comentários

Rainha, heroína, soberana, Marta Vieira da Silva, também conhecida como ‘Pelé de saias’ ou ‘Rainha do Futebol’, foi eleita seis vezes a melhor jogadora de futebol feminino do mundo. Tamanho mérito se deu por meio de inúmeros esforços físicos, que causaram lesões que quase deixaram a rainha fora dos solos australianos na Copa do Mundo Feminina de 2023.

Momentos antes do início da Copa, a técnica Pia ainda não havia confirmado a convocação da atacante Marta na seleção que representaria o Brasil na Austrália e Nova Zelândia, devido à recuperação da jogadora.

A maior artilheira da história da Seleção Brasileira e do mundo quase ficou de fora dos gramados devido a uma lesão do bíceps femoral da coxa posterior esquerda e também outra lesão que a deixou afastada durante um ano, a do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo.

Apesar das lesões, ela se supera mais uma vez e disputa a sua última Copa do Mundo. As lesões preocupam a seleção feminina de futebol, que contam com mais este desafio em busca da taça dourada.

Leia também: Quais as lesões esportivas mais comuns no futebol?

Lesões no futebol

O futebol, por ser o esporte mais praticado no Brasil, é também aquele que mais possui casos de lesões. Além disso, o nível de exigência para atletas profissionais está cada dia mais rigoroso, requisitando o máximo do condicionamento físico dos jogadores, o que os torna mais propensos a lesões.

Em estudos sobre o futebol, as lesões mais prevalentes nos membros inferiores (86,9%) são principalmente na região da coxa (38,0%), seguidas do joelho (15,2%), tornozelo (9,8%), quadril/virilha (9,8%).

A incidência de lesões no futebol é estimada em aproximadamente 10 a 15 lesões para cada 1000 horas de prática esportiva. As mulheres apresentam maior incidência de ruptura do Ligamento Cruzado Anterior (LCA) quando comparadas com homens. Uma estimativa baseada em estudos conclui que cada jogador sofrerá em média uma lesão anual durante a prática do desporto.

Além disso, as posições mais afetadas são de atacantes e meio-campistas, posição que Marta sempre ocupou.

Leia também: Como aumentar a performance esportiva com a fotobiomodulação

Lesões da Marta

As conquistas da jogadora Marta impressionam, dentre elas, destacam-se os títulos de Maior Artilheira da História da Copa do Mundo de Futebol Feminino e Maior Artilheira da História da Seleção Brasileira (contando a Masculina e a Feminina).  

Tais resultados exigiram uma alta performance esportiva da atleta, e durante essa jornada, algumas lesões quase a deixaram fora da Copa. Veja a seguir.

Lesão do bíceps femoral da coxa posterior esquerda

Lesões na região posterior da coxa são frequentes em atletas, principalmente naqueles de alto rendimento praticantes de atividades que envolvem corrida, como futebol e basquetebol.

Os músculos posteriores da coxa se dividem em: semitendíneo; semimembranoso; bíceps femoral. Eles começam na parte posterior da pelve, atravessam a articulação do joelho e terminam na parte inferior da perna.

Sua principal função é ajudar a estender a perna para trás e dobrar o joelho, manobra muito exigida durante os sprints de corrida e chutes ao gol, o que torna esta lesão muito comum em jogadores de futebol.

A principal origem da lesão é a sobrecarga muscular. Quinze dias antes do início da Copa do Mundo de 2023, Marta sentiu fortes dores na parte posterior da coxa e foi constatado o problema por meio de exames.

Lesão do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo

joelho é uma das maiores articulações do corpo. Ele desempenha um papel vital no suporte e na rotação do corpo e permite movimento e flexibilidade de inúmeras maneiras.

É composto de vários tecidos, incluindo ossos, tendões, ligamentos e músculos. Há quatro ligamentos principais no joelho, o ligamento cruzado anterior (LCA), ligamento cruzado posterior (LCP), ligamento colateral medial (LCM) e ligamento colateral lateral (LCL), mantêm os ossos unidos e fornecem estabilidade.

Ao falar sobre o assunto, o Dr. Adriano Leonardi explica, “As lesões do ligamento cruzado anterior podem ocorrer de diversas maneiras. Estatisticamente, ocorrem em esportes de contato como o futebol, quando o jogador apoia o pé ao solo e gira com seu adversário, torcendo o joelho”.

Marta enfrentou o problema em março de 2022, durante o jogo oficial pela liga dos Estados Unidos (NWSL). A jogadora passou por cirurgia e seu processo de recuperação levou cerca de um ano.

Como a LEDterapia pode ajudar em lesões no futebol?

Estudos comprovam que a LEDterapia antes da prática física, aumenta significativamente o desempenho esportivo, diminui o estresse oxidativo induzido pelo exercício e os danos musculares.

Essa terapia utiliza luzes vermelhas e infravermelhas para estimular efeitos biológicos no corpo. Suas respostas clínicas diminuem a dor muscular, inflamação e melhoram o suprimento de oxigênio e nutrientes para o local da lesão ou músculo que precisa de recuperação.

Se você gostou do tema, leia também o estudo com gêmeos idênticos praticantes de futebol que mostrou um efeito surpreendente na performance esportiva do irmão tratado com LEDterapia.

 estudo gemeos sobre ledterapia