Swipe to the left

Dores nas pernas: o que pode ser?

Dores nas pernas: o que pode ser?
Por Beatriz Sanches | Time Sportllux 8 de setembro de 2020 Sem comentários

A dor nas pernas é uma queixa comum, especialmente à medida que envelhecemos. É qualquer dor ou desconforto que ocorre entre a virilha e o tornozelo. Pode ser moderada ou grave, aguda ou crônica. Os sintomas podem ir e vir, ou podem ser contínuos. A dor crônica nas pernas pode durar meses ou anos e ser muito prejudicial à sua saúde e bem-estar geral. 

Embora haja uma infinidade de condições que podem causar dor nas pernas, a dor nas pernas mais comum e transitória é causada por desgaste, uso excessivo, ficar em pé por longos períodos ou pequenas lesões nos músculos, articulações e outros tecidos. 

O que causa dor nas pernas?

Uma série de condições podem levar à dor nas pernas. Algumas das causas mais comuns são:

Músculo puxado: Esta condição ocorre quando um músculo nas pernas é esticado demais. Isso leva a dor severa e intensa. As pessoas que praticam esportes ou exercícios correm mais risco de um músculo distendido

Entorse 

Uma entorse ocorre quando um ligamento, um tecido que une os ossos, é rasgado ou esticado. A lesão geralmente ocorre no tornozelo. A dor costuma ser muito intensa e dificulta a movimentação da área lesionada. 

Câimbras musculares

São episódios de dor intensa que afetam um músculo da panturrilha na parte de trás da perna. A câimbra muscular causa um espasmo e aperta o músculo afetado.

Tendinite

A tendinite é uma condição causada por inflamação nos tendões, um tecido conjuntivo flexível que une os músculos ao osso. É causada principalmente pelo uso excessivo do músculo da panturrilha que resulta em lesões por desgaste. 

Desequilíbrio eletrolítico

A transpiração excessiva pode levar a um desequilíbrio de eletrólitos (sódio, potássio e cálcio) no corpo. Isso pode resultar em dor, fraqueza ou câimbras nas pernas.

Doença Arterial Periférica (DAP)

Esta condição pode restringir o fluxo de sangue para as pernas. Ela endurece e estreita as artérias que reduzem o fluxo de sangue para as pernas. Isso resulta em dor ao caminhar, escalar e outras atividades que envolvem o uso das pernas. 

Trombose Venosa Profunda (TVP)

 A TVP é uma condição na qual um coágulo de sangue (aglomerado de sangue semi-sólido ou sólido) se forma em uma veia, geralmente na coxa ou na perna. A condição restringe o fluxo de sangue para a perna e causa dor e inchaço. 

Neuropatia periférica

Esta é uma condição na qual os nervos do corpo são danificados principalmente devido ao diabetes. Isso leva a dor e dormência nas pernas. Algumas pessoas com essa condição também podem experimentar sensações de espinhos ou formigamento nos nervos das pernas.

Estenose espinhal

A condição ocorre quando os espaços dentro dos ossos da coluna são estreitados. Isso leva à pressão sobre os nervos e pode levar a dor, dormência e fraqueza nas pernas.

Ciática

Esta condição ocorre quando uma hérnia de disco coloca pressão (ou 'pinças') em um nervo ou raiz nervosa na parte inferior da coluna. Geralmente causa uma dor aguda que pode até dificultar ficar em pé ou andar.

Leia também: Dor no nervo ciático: saiba como aliviá-la

Artrite

A artrite é uma condição associada à inflamação e inchaço nas articulações. É uma condição comum que pode afetar as articulações dos joelhos, tornozelos e quadris. A dor e a rigidez causadas pela artrite podem dificultar a execução de tarefas simples que envolvem o uso das pernas.

Varizes

A condição é caracterizada pelo aparecimento de veias com nós e dilatadas. Elas são formadas quando trabalham mais do que o normal para enviar o sangue de volta ao coração. As varizes causam dor incômoda e podem fazer as pernas parecerem mais pesadas.

Diabetes mellitus

Pode causar danos nos nervos chamados neuropatia diabética, que pode causar dores nas pernas e câimbras. Quando o diabetes danifica os nervos dos braços ou pernas, é chamado de neuropatia periférica diabética.

Fratura

Uma fratura ou rachadura óssea também pode causar inchaço, deformidade, hematomas e perda de força ou movimento na perna.

Sintomas de dores nas pernas

Os sintomas podem incluir uma dor aguda ou maçante. Pode haver queimação, dor, formigamento, dormência, formigamento ou fraqueza. 

A dor na perna geralmente ocorre com dor na parte superior da nádega, parte inferior das costas ou coluna e até no pé.

 Às vezes, as pessoas podem ficar muito mal se houver uma causa mais séria, como uma infecção ou fratura. 

Se estiver associada a neuropatia periférica ou doença vascular, pode haver alterações na cor da perna, pés com ou sem úlceras e feridas de cicatrização lenta.Se houver uma infecção, a área também pode estar vermelha, inchada e quente.

Porque sinto dor nas pernas quando vou dormir?

Na maioria dos casos, as pessoas com mais idade sentem dor nas pernas à noite. Isso acontece principalmente por ficar sentado por muito tempo, em uma postura incorreta ou por excesso de esforço muscular.

Em muitos casos, a dor também ocorre devido a condições médicas graves, como estreitamento das artérias e canal medular, osteoartrite, alcoolismo e gravidez. 

Como aliviar as dores nas pernas?

  • Descanso: Se você estiver sentindo dor nas pernas, tente descansar as pernas o máximo que puder. Faça pausas nas atividades que causam sua dor e dor.
  • Gelo: Aplique uma bolsa de gelo nas pernas para reduzir a dor e o inchaço na área. Você pode deixar a bolsa fria por 10 a 20 minutos até três vezes ao dia.
  • Compressão: Tente envolver a área ferida ou dolorida com uma bandagem elástica para reduzir o inchaço. Tenha cuidado para não enrolar muito apertado ou você pode sentir dormência. 
  • Elevação: Eleve a área afetada em travesseiros ou outra superfície macia enquanto estiver sentado ou deitado. Tente manter as pernas no nível do coração ou acima dele para reduzir o inchaço.
  • Medicamentos: Dependendo da causa, o uso de medicamentos, como antibióticos ou anti-inflamatórios podem ser necessários para o alívio da dor.

Alívio da dor sem medicação: LEDterapia

Uma solução que  fornece alívio da dor nas pernas , sem o uso de medicação, é a LEDterapia. Em poucas palavras, essa terapia ajuda a reduzir a inflamação, aumenta o fluxo sanguíneo, acelera o reparo tecidual, é livre de efeitos colaterais e proporciona alívio duradouro para qualquer paciente.

Quando devo procurar um médico?

  • A perna dolorida está inchada ou vermelha;
  • Você tem febre;
  • Sua dor piora quando você caminha ou se exercita e melhora com o repouso;
  • A perna é preta e azul;
  • A perna está fria e pálida;
  • A dor está piorando;
  • Passos de autocuidado não ajudam.

Leia também: Descubra o poder da LEDterapia para a prevenção de lesões esportivas

Publicado em: Lesões